1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Saúde da Mulher: ação conjunta entre prefeitura e ONG inicia atendimentos
Saúde da Mulher: ação conjunta entre prefeitura e ONG inicia atendimentos Autor: Agência Santarém

Saúde da Mulher: ação conjunta entre prefeitura e ONG inicia atendimentos

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Entre os serviços estão exames de mamografia e ultrassonografia, diagnóstico e encaminhamento para consulta com mastologista

A prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a ONG Américas Amigas e Daiichi-Sankyo, iniciou os atendimentos do projeto “Mulheres amigas temporada Amazônia”, neste domingo, 24, na praça Barão de Santarém. O intuito é realizar exames gratuitos para as mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.

 

Entre os serviços ofertados estão: exames de mamografia e ultrassonografia, diagnóstico e encaminhamento para consulta com mastologista, além da biópsia, caso necessário. O laudo é entregue em até 2 horas.

 

As ações seguem até o dia 3 de maio e a cada dia serão realizados 80 exames de mamografia para pacientes agendadas previamente. Caso haja desistência, há uma lista de espera encaminhadas das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Referência à saúde da Mulher.


A Secretária Municipal de Saúde, Vânia Portela, comemorou com entusiasmo a parceria. “Essas parcerias que somam com as ações de saúde que a Secretaria já vem realizando são um presente para Santarém. Serão realizados 800 atendimentos de pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde, já passaram pelo Centro de Referência da mulher e certamente a quantidade de exames que serão feitos pelo projeto irá zerar nossa demanda reprimida.”, disse.

Sobre o Projeto:
O Projeto “Mulheres amigas temporada Amazônia” percorre municípios das regiões norte, nordeste e centro-oeste, através da unidade móvel (carreta), levando exames de detecção e diagnóstico do câncer de mama gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

A ação já passou por Palmas, São Luís, Belém e atualmente está atendendo em Santarém, onde ficará por 10 dias. No total, cerca de 4 mil mulheres serão atendidas em todas as regiões.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.