A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue atuando para garantir que as mulheres tenham acesso à saúde de forma integral.
No mês do Outubro Rosa, dedicado à prevenção do câncer, exames como a mamografia (para detecção do câncer de mama) e o papanicolau (preventivo que rastreia o câncer do colo do útero) são disponibilizados pelo Sistema único de Saúde (SUS) e beneficiam centenas de mulheres no município.
A Unidades Básicas de saúde (UBS’S) continuam como porta de entrada. É através da Atenção Primária que as pacientes realizam consultas médicas e garantem a requisição para os exames.
No caso do PCCU a coleta é feita na própria UBS. Já a mamografia, as pacientes reguladas são encaminhadas para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) ou para uma clínica conveniada, no caso, o Centro de Diagnóstico por imagem Tapajós (CEDIT), localizado nas dependências do Laboratório Amazônia, na Travessa Silvino Pinto, 726, Bairro Santa Clara.
A equipe das Unidades Básicas repassam a documentação para o setor de regulação da SEMSA, que providencia os agendamentos.
Diariamente, de segunda a sexta-feira, de 13 a 15 vagas para atendimento são ofertadas, resultando em cerca de 300 exames por mês.
“Há uma preocupação muito grande da SEMSA em mantermos convênios para suprir a demanda da realização de exames como a mamografia, garantindo que o maior número possível de mulheres, possam ser atendidas. E diante de toda a movimentação que fazemos no mês de outubro para sensibilizar e esclarecer a importância da prevenção do câncer, a gente ressalta as informações necessárias para que as mulheres possam procurar as unidades, façam os exames e que garantam qualidade de vida cuidando da saúde”, conclui Vânia Portela titular da Semsa.