A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou da oficina de Planejamento Regional Integrado (PRI) promovido pelo 9º Centro Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) de 09 a 11 de novembro. Na ocasião, a Semsa realizou Avaliação Situacional de Saúde (ASIS) e elencou 10 problemas prioritários na região com intuito de alinhar estratégias de solução. O debate é basilar para a construção de planos municipais de saúde mais efetivos.
A ação faz parte do processo de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e as metas regionais, resultantes das pactuações intermunicipais, que deverão ser observadas na elaboração do Plano Estadual de Saúde, que estabelece diretrizes para o processo de planejamento no âmbito do SUS, a título de aprimoramento dos serviços já disponíveis à população.
A secretária de Saúde de Santarém, Irlaine Figueira, enfatizou a importância da oficina.“Nessas ocasiões debatemos a situação da saúde no nosso município, analisamos as metas, o que precisa melhorar e planejamos o plano de saúde que possa ser mais efetivo."