A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na tarde desta quinta-feira, 17, a caminhada alusiva a campanha ‘Novembro Roxo’.
A campanha, que tem o objetivo de sensibilizar e prevenir a prematuridade, é realizada em parceria com a ONG Prematuridade, o Conselho Municipal de Saúde (CMSS), a Câmara, a OAB subseção Santarém, os Hospitais Municipal e Regional. Durante todo o mês, várias ações serão desenvolvidas.
Ao longo do percurso, foram realizadas panfletagens e diálogos com os participantes sobre a prematuridade.
“A caminha da prematuridade foi um sucesso, contou com a participação de todos os órgãos organizadores, da população e alunos de diversas instituições de ensino. Foi incrível! A gente também está arrecadando alguns itens, como fraldas, lenços, pomadas entre outros materiais para serem entregues para os recém-nascidos do HMS. Quem quiser doar pode deixar o material na recepção da secretaria de saúde”, disse a coordenadora do Núcleo de Média e Alta Complexidade da Semsa, Karolina Neves.
"Em Santarém tem sido o crescente número de partos prematuros, precisamos trabalhar na prevenção, pois isso traz inúmeras consequências para o bebê, para sua família e para sociedade no geral. Então, essas ações de conscientização são muito importantes. Estamos muito felizes em ver a mobilização das pessoas na campanha”, enfatizou a titular da Semsa, Irlaine Figueira.
A mobilização foi organizada pela iniciativa da representante da ONG Prematuridade no Estado do Pará, Edinai Neres, juntamente com a vereadora Alba Leal, escolhida como embaixadora da campanha Novembro Roxo em Santarém. Há um projeto de lei protocolado na câmara de autoria da vereadora que visa tornar a data 17 de novembro como o Dia Municipal da Prematuridade.
Campanha Novembro Roxo
A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos. Alertar e esclarecer a população através de mobilizações com foco na prevenção do nascimento antecipado e sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês é o objetivo da campanha "Novembro Roxo”. Este ano, o tema global é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.