A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta sexta-feira, 29, o Dia D de suplementação de vitamina A com o intuito de reduzir e controlar a deficiência nutricional em crianças de 6 a 59 meses de idade (menores de 5 anos). A ação ocorreu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana, do planalto e das comunidades ribeirinhas. Mais de 900 doses de vitamina A foram administradas.
Segundo o Ministério da Saúde, a suplementação com vitamina A atua como barreira de proteção contra infecções, potencializa o crescimento e desenvolvimento da criança, previne a carência, a xeroftalmia1 e a cegueira de origem nutricional. Além disso, reduz o risco global de morte em 24% e de mortalidade por diarréia em 28% em crianças.
“A deficiência em vitamina A causa diversos danos à saúde das crianças, por isso é muito importante que os nossos pequenos recebam a dose da vitamina. Nós precisamos conscientizar os pais a levarem seus filhos na unidade básica mais próxima para que a criança não fique sem a sua dose”, disse a enfermeira Daniela Bernardes, da Referência Técnica em Saúde da Semsa.