1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Prefeitura capacita mais de 60 pessoas em curso gratuito de boas práticas para manipulação de alimentos
Prefeitura capacita mais de 60 pessoas em curso gratuito de boas práticas para manipulação de alimentos Autor: Ascom Semsa

Prefeitura capacita mais de 60 pessoas em curso gratuito de boas práticas para manipulação de alimentos

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Qualificação auxilia atuação dos manipuladores de alimentos e reduz o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Divisão Especializada de Vigilância Sanitária (Divisa) realizou nos dias 29 e 30 de junho, no auditório do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), o curso gratuito de boas práticas para manipulação de alimentos, ministrada pela nutricionista Samille Tapajós. O evento foi direcionado ao público que trabalha na área de alimentação e contou com 65 inscritos. 

A capacitação gratuita teve carga horária de 20 horas e contou com oito módulos. A iniciativa visa apoiar e auxiliar os manipuladores de alimentos a aperfeiçoarem o controle sobre os requisitos para a prática das atividades alimentícias, reduzindo assim o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos.

Durante o curso, a equipe técnica da Vigilância Sanitária abordou temas como contaminação dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, higiene pessoal adequada, condições ideais para recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição de alimentos, higiene de utensílios, equipamentos e ambiente, transporte de alimentos e controle de saúde dos manipuladores.

A chefe da Divisa, Helen Silvestre, relatou a importância da ação. “Essas capacitações contribuem para a melhor qualidade higiênico-sanitária dos ambientes que fornecem alimentos, ou seja, os restaurantes e lanchonetes, entre outros. Além disso, aperfeiçoa as técnicas dos profissionais que trabalham com alimentos. Então, todos nós ganhamos com essas atividades, quem prepara a comida e quem consome.”

A Vigilância Sanitária realizará novas capacitações nos dias 11 e 12 de julho. Os interessados devem se inscrever presencialmente no Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), localizado na Avenida Moaçara, 735, bairro Diamantino, nos dias 4 e 5 de julho, das 8h às 14h, com os seguintes documentos em mãos: RG, CPF e comprovante de residência.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.