3. Saúde
  4. Mais de 2 mil doses foram aplicadas no 'Dia D' da vacinação contra gripe
Mais de 2 mil doses foram aplicadas no 'Dia D' da vacinação contra gripe Autor: Agência Santarém

Mais de 2 mil doses foram aplicadas no 'Dia D' da vacinação contra gripe

Katrine Bentes
A campanha segue até o dia 31 de maio. O imunizante é ofertado semanalmente em todas as UBS’s. Saiba quem é o público prioritário.

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra gripe (Influenza), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou o "Dia D" da vacinação no sábado, 15. Foram ofertados 15 pontos de vacinação. Ao todo, 2.245 pessoas foram imunizadas, sendo 622 contra Covid-19 e 1.623 contra Influenza. A campanha segue até o dia 31 de maio. Nesse primeiro momento, a imunização ocorre para grupos prioritários.

“Imunizamos um quantitativo expressivo e estamos bem satisfeitos com isso. Mas ressaltamos que continuamos ofertando vacina contra gripe em todas as UBS’s, então quem não conseguiu comparecer no dia D pode ir até a unidade mais próxima da sua casa e atualizar sua carteira vacinal", informa a secretária de Saúde, Irlaine Figueira.

Onde posso me vacinar contra a gripe (influenza)?

• De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

• Sábado, das 8h às 14h, no hall da Prefeitura de Santarém.

Para se vacinar é necessário apresentar alguns documentos, sendo eles: o RG, ou algum outro documento de identificação com foto, CPF, cartão vacinal ou cartão do SUS, além do documento que comprove o vínculo de atuação dentro dos grupos prioritários.

A vacina disponível é do tipo trivalente e protege contra duas cepas do vírus influenza A e uma cepa do vírus influenza. A Semsa informa que o imunizante pode ser aplicado no mesmo dia que a vacina contra a Covid-19, por exemplo.

Confira quem pode receber a vacina contra gripe

- Crianças de seis meses a menores de seis anos;

- Gestantes;

- Puérperas;

- Idosos com 60 anos ou mais;

- Povos indígenas;

- Professores;

- Trabalhadores da saúde;

- Pessoas com comorbidades;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Forças de segurança e salvamento e forças armadas;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores portuários;

- Funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade.