1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Mais de 11 mil procedimentos de saúde são realizados pela Unidade Fluvial Ailton Barros na região de várzea 
Mais de 11 mil procedimentos de saúde são realizados pela Unidade Fluvial Ailton Barros na região de várzea  Autor: Agência Santarém

Mais de 11 mil procedimentos de saúde são realizados pela Unidade Fluvial Ailton Barros na região de várzea 

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Dispensação de medicamentos, consultas médicas, odontológicas e ambulatoriais estiveram entre os atendimentos.

A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros encerrou nesta quinta-feira, 24, a missão nas regiões de várzea do Aritapera e Urucurituba. A ação, coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz parte do planejamento estabelecido pela Atenção Primária à Saúde. 

Durante os 10 dias de expedição, foram feitas 510 consultas médicas, 150 consultas odontológicas, 45 consultas de enfermagem, 33 Exames Preventivos do Câncer de Colo do Útero (PCCU), 10.250 Dispensação de medicamentos, 305 vacinas contra covid-19, 439 vacinas de rotina e outros serviços como injetáveis, aferição de pressão e pré-natal, atendendo 22 comunidades e cerca de 3300 ribeirinhos, totalizando mais de 11 mil procedimentos. 
 
Esta foi a última missão da UBSF esse ano, pois devido ao fenômeno de seca dos rios não há como estender o cronograma das viagens. A assessora de Rios da Semsa, Tângara Sansil, explicou a importância da gestão e desempenho dos profissionais para o sucesso da missão realizada. 
 
“Dentro de uma excepcionalidade, a embarcação teve que seguir uma rota diferenciada sem alterar a cobertura e a qualidade na oferta dos serviços. Sem sombra de dúvida foi um desafio o cumprimento deste cronograma, mas com a força coletiva de cada profissional, superou todas as dificuldades e foi possível o cumprimento com compromisso, doação  e o espírito equânime pertencente a cada um! Agradeço a todos os profissionais da área e toda liderança local que deram condições para as equipes, fazendo a contrapartida na logística e contribuindo para que a meta diária fosse alcançada”, destacou.  
 
"Nessa última missão da unidade Ailton Barros conseguimos realizar muitos atendimentos. Agradeço a toda equipe que esteve atuando. Já estamos alinhando uma viagem para fevereiro, pois no início do ano, com o aumento das águas a expedição das unidades fluviais fica mais viável, " pontua a secretária municipal de Saúde de Santarém, Irlaine Figueira.
 
 
 
UBS Ailton Barros 
 
A Unidade Ailton Barros foi entregue pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em 29 de julho de 2020. A UBSF é uma embarcação que comporta Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), equipadas com materiais, mobiliário e ambientes necessários para atender a população de rios.
 
Atualmente, Santarém conta com três UBSF's em atuação: o Abaré I, o Abaré II e o Ailton Barros.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.