O cuidado com a saúde mental deve ser prioridade durante todo o ano. Mas é no mês de janeiro que a campanha Janeiro Branco chama atenção de toda sociedade para a importância do cuidado com o equilíbrio emocional. Por isso, no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e no Pronto Socorro Municipal de Santarém (PSM) acontece uma programação com os colaboradores com ações de escuta psicológica e roda de conversa com foco no atendimento humanizado.
Nesta sexta-feira, 20, no ambulatório do HMS, o psicólogo responsável pelo Departamento de Ensino e Pesquisa, Pedro Guilherme Souza, realizou uma ação sobre essa temática. Na oportunidade, uma roda de conversa oportunizou o diálogo entre as equipes e o facilitador a fim de levar sensibilização à cultura da saúde mental do trabalhador, além de dar orientações nos setores sobre o Janeiro Branco.
"A saúde mental nunca esteve tão em foco quanto na atualidade. Nunca foi tão necessário entender o que acontece dentro de nós em relação ao que estamos passando. E isso na maioria das vezes reverbera na relação com o trabalho, no Hospital, onde o ambiente é naturalmente crítico, pode também afetar no atendimento ao usuário e é isso que não queremos. Esse bate papo foi para chamar atenção para a busca de um equilíbrio emocional e por consequência levar um bom atendimento”, destacou.
Ser ouvido, sem ser julgado. Muitas vezes pessoas que passam por problemas relacionados à saúde mental só precisam disso para superar e buscar uma recomeço. Para facilitar o acesso a essa escuta qualificada, o psicólogo do DEEP recebe colaboradores que buscam dialogar sobre as angústias que estão passando.
“Ofertar uma escuta psicológica tem surtido efeito. Ainda é um trabalho inicial, mas estamos felizes com o resultado”, destacou.
Para Greyce Gomes, presidente do Comitê Gestor das referidas unidades, as ações são importantes para mobilizar e sensibilizar frente à importância da campanha, visando melhorar a qualidade de vida no local de trabalho.
“Infelizmente estamos vivendo em um século que é crescente o número de casos de pessoas com transtornos psicológicos. Então a campanha vem como um alerta, e a gestão adere as atividade em alusão ao Janeiro Branco, bem com ações desta temática a serem realizada de forma contínua nos outros meses”, enfatizou.
Janeiro Branco - Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicados em 2022, quase 1 bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da COVID-19 e sistematicamente por tabus como preconceitos e o desconhecimento sobre o amplo conceito de saúde mental.
Serviço: O HMS, PSM e ambulatório são unidades municipais de saúde com atendimento gratuito, geridas pela prefeitura municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).