3. Saúde
  4. IV edição da Mostra Pará aqui tem SUS: Semsa é destaque com cinco experiências de sucesso
IV edição da Mostra Pará aqui tem SUS: Semsa é destaque com cinco experiências de sucesso  Autor: Katrine Bentes - Semsa

Katrine Bentes
Evento promove o intercâmbio de ações municipais bem-sucedidas e a divulgação de soluções inovadoras que visam garantir o direito à saúde.

Com cinco projetos aprovados, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi destaque na primeira etapa de apresentações da IV edição da Mostra Pará: aqui tem SUS. O evento ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) nesta sexta-feira, 26. Organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), reuniu 15 experiências bem-sucedidas provenientes das regiões do Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós. Dessas, duas serão selecionadas para a Mostra Nacional.

O objetivo da iniciativa é fomentar a troca de ideias entre os municípios, destacando suas iniciativas bem-sucedidas no âmbito do SUS e promovendo a divulgação de soluções inovadoras que visam garantir o direito à saúde.

Diante de um painel avaliador composto pelos representantes do Instituto de Saúde Coletiva da Ufopa, Rui Harayama e Juliana Gagno e a docente e representante da Uepa, Veridiana Nascimento, que selecionarão apenas duas experiências para a 19ª Mostra Brasil: aqui tem SUS, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorrerá em Porto Alegre com data a ser confirmada. Os resultados desta etapa serão anunciados no dia 9 de maio.

Albino Luciano, titular da Semsa, destaca a importância deste evento como um espaço vital de aprendizagem e colaboração na gestão e resolutividade em saúde pública.

“Como secretário de saúde e pesquisador, reconheço a importância vital dessa troca de aprendizado que o evento proporciona, permitindo que cada município aprenda com as experiências do outro. Então, este evento é essencial, pois estimula a criação de soluções inovadoras e aumenta a eficácia das ações em saúde. Estou particularmente feliz com as cinco aprovações de Santarém, o que evidencia ainda mais o compromisso da Semsa com a saúde pública através de experiências exitosas no SUS".

Confira as experiências exitosas de Santarém apresentadas na IV edição da Mostra Pará: aqui tem SUS

O profissional de educação física como protagonista de terapias relaxantes e seus benefícios - Apresentação: Enfermeira Fabíola Aguiar.

CISTT: o controle social atuando na saúde do trabalhador e da trabalhadora - Apresentação: Agente Comunitário de Saúde Adailton Costa.

O fortalecimento do papel do preceptor na residência multiprofissional da atenção primária à saúde - Apresentação: enfermeira Oldaisa Alves.

Unidade básica de saúde fluvial: modelo de atenção em saúde em um município da Amazônia, Brasil - Apresentação: enfermeira Irlaine Figueira.

Experiência do serviço de reabilitação do Programa Melhor em Casa como espaço de Ensino em Serviço - Apresentação: fisioterapeuta Gabriela Amorim.