O 18 de maio é o dia D da campanha nacional “Faça Bonito”, que marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. Diante da data, a equipe do psicossocial do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), realizou uma ação interna com pacientes e acompanhantes dando orientações no combate à violência sexual.
A psicóloga Lígia Ferreiras e a assistente social Eliamara Pastana, ambas profissionais do Hospital, foram até os leitos das clínicas pediátrica, médica e obstétrica para orientar e entregar um folder com foco no combate à esse crime. O material destaca a importância de perceber mudanças no menor e orientações de como denunciar.
“Nós reforçarmos o tema principalmente mostrando no panfleto quais os canais de denúncias, que é o conselho tutelar, delegacia especializada ou ligar para os direitos humanos no número 100”, explicou Eliamara.
A psicóloga da Unidade reforçou sobre qual o perfil de comportamento que a criança ou adolescente podem apresentar se estiverem sofrendo abuso. “Ela muda algumas atitudes em casa, na escola, nos ambientes comuns do dia-a-dia, podendo ficar mais retraídas e com medo de lugares e pessoas nos casos das crianças e nos adolescentes pode vir a ter agressividade ou até mesmo isolamento total”, enfatizou e orientou Lígia.
Entenda sobre o “Faça Bonito”:
Este ano a campanha “Faça Bonito” completa 22 anos de realização, organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, tem o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.