3. Saúde
  4. Terceira edição da ExpoSemsa será realizada nesta sexta-feira, 5, na orla da cidade
Terceira edição da ExpoSemsa será realizada nesta sexta-feira, 5, na orla da cidade Autor: Arquivo - Agência Santarém

Katrine Bentes
Secretaria vai disponibilizar diversos procedimentos, desde a atenção básica até a alta complexidade.

Com o tema O SUS que fazemos todos os dias, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizará a 3ª edição da ExpoSemsa. O evento itinerante, em celebração ao Dia Mundial da Saúde, ocorrerá na orla de Santarém, perímetro do píer em frente à Unimed, nesta sexta-feira, 5. A programação abrangente incluirá uma variedade de serviços, desde a atenção básica até a alta complexidade, além da rede de urgência e emergência e da vigilância em saúde, todos reunidos em um único local. A meta é realizar cerca de três mil procedimentos.

Essa iniciativa visa facilitar o acesso à saúde, sendo estrategicamente programada das 17h30 às 22h, para atender às necessidades daqueles que não podem buscar cuidados durante o horário tradicional. Além de aliviar as filas do SUS, o evento busca esclarecer de forma transparente os serviços e procedimentos disponíveis na rede pública de saúde.

Mais de 30 serviços serão ofertados

Palestras educativas em saúde;

Atendimento odontológico;

Atendimento psicológico;

Assistência farmacêutica;

Vacinação de cachorro e gato;

Animais para adoção responsável;

Teste do pezinho;

Teste de gravidez;

Testes de ansiedade e estresse;

Teste de distorção de visão;

Teste de ISTs: HIV, Hepatites virais e Sifilis;

Expedição de passe livre para Autista;

Disponibilização de preservativos;

Corredor da imunização: COVID-19, F.A., HPV e outras;

Agendamento de inserção dispositivo intrauterino (DIU);

Coleta de exame preventivo de colo de útero (PCCU);

Atendimentos obstetrícios e ginecológicos;

"Arrastão da dengue": vistorias e orientações nas embarcações e comércio da orla;

Orientação sobre o fluxo para aquisição de cadeira de rodas, órteses e próteses da Oficina ortopédica-APAE;

Expedição do Cartão SUS;

Distribuição de hipoclorito;

Verificação da Pressão Arterial;

Emissão de carteira de autista;

Emissão de carteira de fibromialgia;

Consulta médica com clínico geral;

Inscrições para Curso de Manipulação de Alimentos;

Orientações para Licenciamento Sanitário de empresas;

Blitz sobre dengue, ISTs e antitabagismo;

Avaliação antropométrica (medir peso e altura);

Atividades para as crianças: pinturas e brincadeiras;

Aula de ritmos, funcional e aeróbica;

Apresentação cultural de danças;

Apresentação musical com participação da filarmônica.

Fluxo de atendimentos

O fluxo de atendimento seguirá as seguintes etapas: a triagem inicial será realizada na área da orla, onde também serão oferecidas atividades simples como vacinação, pesagem, panfletagem, apresentações culturais e orientações gerais. Enquanto casos mais complexos e invasivos, como procedimentos dentários, psicológicos, consultas médicas e ginecológicas, serão encaminhados para atendimento nas três Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSFs) Abaré I, Abaré II e Ailton Barros, ancoradas no píer da orla. Durante a ação, as equipes de saúde estarão disponíveis para fornecer orientações personalizadas aos pacientes.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado, anualmente, em 7 de Abril. Essa data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é um momento para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização sobre esse tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. Além disso, as ações realizadas na data são importantes para que a população aprenda a cuidar-se e informar-se sobre seus direitos quando o assunto é a promoção da saúde.