A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta sexta-feira (26) um treinamento presencial sobre o manuseio das canetas de insulina Global X U/U2, direcionado aos enfermeiros das Unidades de Saúde da região do Planalto.
A capacitação, realizada no auditório da Semsa, teve como objetivo fortalecer os conhecimentos e as habilidades dos profissionais quanto ao uso correto dos dispositivos de aplicação de insulina, contribuindo para a segurança do paciente, a adesão ao tratamento e a eficácia da insulinoterapia na Atenção Primária à Saúde (APS).
Durante o treinamento, foram abordados conteúdos teóricos e práticos relacionados à técnica de aplicação, preparo, armazenamento, manejo adequado das canetas de insulina e orientações aos usuários, qualificando a assistência prestada às pessoas com diabetes e fortalecendo o cuidado na rede municipal de saúde.

A coordenadora de DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) da Semsa, enfermeira Gleyciane Barroso, responsável pelo treinamento, destacou como a doença pode ser controlada:
“A diabetes é uma doença que pode ser controlada com acompanhamento regular, alimentação equilibrada, prática de atividade física, uso correto dos medicamentos e participação nas ações promovidas pelas Unidades Básicas de Saúde. É possível viver com saúde e evitar complicações. O SUS está preparado para oferecer esse cuidado, e o mais importante é que a população procure a sua UBS e mantenha o acompanhamento de forma contínua. Procure a UBS mais próxima da sua casa”, finalizou.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, ressaltou o compromisso da pasta com a população que convive com a doença:
“Essa ação visa não apenas o controle da doença entre os pacientes já diagnosticados, mas também a detecção precoce de novos casos utilizando a nova ferramenta que é a caneta de insulina Global X. Além de ampliar a conscientização, queremos incentivar a população a adotar hábitos saudáveis e a buscar o diagnóstico precoce”, pontuou.
Sobre a data
O Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, foi criado em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data coincide com a descoberta da insulina e destaca a importância dos exames de rotina.
Autor:
Ascom Semsa