Visando qualificar ainda mais os profissionais, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), realizou uma capacitação com o tema “Guia alimentar para a população brasileira e guia da atividade física”, nos meses de fevereiro e março, no auditório do CIAM. A ação faz parte do cronograma de Educação Permanente em Saúde (EPS) e teve como público-alvo os profissionais que atuam na Atenção Primária, dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS's). Em média, 70 pessoas participaram.
A EPS é um dispositivo de formação que visa melhorar o processo de trabalho da saúde através de capacitações, qualificando os profissionais da atenção primária, detectando os problemas e buscando soluções. Dessa forma, propicia qualidade na oferta de ações e serviços disponíveis para os usuários do SUS.
“O objetivo da capacitação foi ampliar os conhecimentos dos profissionais. Os guias serão instrumentos para orientar a alimentação das pessoas e, consequentemente, a qualidade
de vida”, destaca Rilda Jati, referência técnica de Alimentação e Nutrição da Sespa.
A enfermeira Karen Lima, referência técnica do Programa de Educação Permanente em Saúde da Semsa, ressalta que "as capacitações como essas ocorrerão ao longo do ano com a intenção de ter sempre professionais atualizados, para melhor atendimento da população".