Neste dia dedicado aos médicos, celebrado nesta quarta-feira, 18, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), expressa gratidão e reconhecimento pela atuação desses profissionais tão importantes, que se dedicam para salvar vidas, promover o bem-estar e a saúde. Esse trabalho é fundamental tanto na Atenção Primária à Saúde (APS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), quanto na média e alta complexidade, no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. Um total de 256 médicos atuam na rede pública em Santarém.
Equipe médica do HMS salva vida de gestante durante parto complicado
A equipe médica do Hospital Municipal de Santarém (HMS) desempenha um papel fundamental ao salvar vidas diariamente, como no caso delicado de Rayane Pereira, de 30 anos, que enfrentou complicações durante um parto cesariano. Originária de Rurópolis, Rayane foi transferida para o HMS em 18 de agosto devido a essas complicações.
Durante o procedimento, o ginecologista Alberto Barbosa se deparou com o desafiador acretismo placentário, uma condição na qual a placenta adere profundamente ao útero ou a outros órgãos. Nesse momento crítico, o cirurgião Vinicius Savino, membro da equipe do HMS, foi chamado com urgência para auxiliar no caso.
"Ele me ligou pedindo ajuda com urgência. Orientei para trazê-la ao Hospital, e tudo foi providenciado para a chegada dela à unidade. Ela chegou em estado grave", relatou o Dr. Savino.
Rayane descreveu a situação como algo saído de um filme devido à rapidez e gravidade, mas graças à equipe médica do HMS, sua vida foi estabilizada. A intervenção cirúrgica, que incluiu a retirada parcial e a reconstrução de órgãos, foi realizada em colaboração entre a equipe do HMS e o obstetra de Rurópolis.
Após uma recuperação bem-sucedida, Rayane recebeu alta médica e finalmente teve a oportunidade de conhecer sua filha recém-nascida, que permaneceu em Rurópolis durante sua recuperação.
Rayane expressou sua profunda gratidão aos médicos que salvaram sua vida.
"Salvaram minha vida. Foi um bom trabalho, tudo perfeito. Todos foram instrumento de Deus na minha vida, que, se não fossem eles, eu não estaria aqui. Foi um trabalho que só Deus sabe como foi. Eu tenho muito a agradecer e louvar a vida de cada um, em especial ao Dr. Alberto e Vinícius Savino e Leonardo. Que Deus venha a abençoar cada um, que todos venham a prosperar, tudo que fizerem, que Deus venha a prosperar e que tudo dê certo na vida deles. Eu só tenho a agradecer que hoje, esse dia é dedicado a eles, que é o 'Dia do Médico'".
Estrutura da equipe médica na rede pública de saúde
Na Atenção Primária à Saúde, é essencial destacar que todas as Unidades Básicas de Saúde localizadas na zona urbana, Planalto e na região de Rios contam com a presença de um profissional médico em suas equipes. Atualmente, são um total de 90 médicos trabalhando na APS, sendo 44 destes contratados e outros 46 provenientes do Programa Mais Médicos.
A presença desses médicos nas UBS’s é de extrema importância para garantir um atendimento de qualidade e acessível para a população. Esses profissionais desempenham um papel fundamental no cuidado primário, oferecendo assistência médica, realizando diagnósticos, tratamentos e acompanhamento de diversas condições de saúde.
Além disso, nas áreas de média e alta complexidade, a Semsa conta com a dedicação e expertise de 166 médicos, que atuam no Hospital Municipal de Santarém, no Pronto Socorro e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. Esses profissionais são responsáveis por oferecer um atendimento especializado e eficiente para os casos que demandam cuidados mais específicos.
"Neste dia especial, em nome da Semsa, quero expressar minha profunda gratidão a todos os médicos que, com sua dedicação e conhecimento, contribuem para a saúde e o bem-estar da população de Santarém. Seu trabalho é imprescindível e faz a diferença na vida de tantas pessoas”, pontua a titular da Semsa, Irlaine Figueira.
Colaborou Ândria Almeida/ HMS e UPA