3. Saúde
  4. Dia D de prevenção e combate à hipertensão arterial
Dia D de prevenção e combate à hipertensão arterial Autor: Divulgação Semsa

Dia D de prevenção e combate à hipertensão arterial

Carlos Farias
Quase 150 pessoas participaram das ações desenvolvidas pela Semsa na UBS Conquista.

Visando aprimorar os cuidados na Atenção Básica, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta sexta-feira (26), na UBS Conquista, o dia "D" de prevenção e combate à Hipertensão Arterial.

No evento foram ofertados vários tipos de consultas, entre elas: consultas médica e odontológica, além de ventosaterapia; educação em saúde; emissão de cartão SUS; testes rápidos de IST's; aferição de pressão arterial (PA); atualização de cadastro dos pacientes; solicitação para hemoglobina glicada e disponibilização da equipe eMulti (consulta com nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico e profissional da edução física).

"Estamos hoje aqui na UBS Conquista realizando o dia D da saúde pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Nós escolhemos a unidade da Conquista pelo número populacional desses hipertensos e nós sabemos, também, que são populações bem participativas, como hoje vocês presenciam aqui a presença desses idosos que fazem parte dos grupos, que vem ao encontro das equipes que estão presentes aqui nesta unidade para que juntos possamos realizar esse dia. Estamos hoje com a presença de clínicos gerais, psicólogos, nutricionistas, assistentes social, nós temos também os agentes de combate a endemias realizando a busca ativa também do foco do mosquito da dengue nas casas. Oportunizamos, também,  um momento com educação em saúde, com a participação dos nossos profissionais em educação física, fazendo ventosoterapia, fazendo também toda aquela dinâmica com esta população para que também possa se movimentar e entender que a saúde não é só também uma mera ingestão de medicamentos, mas, sim, a educação em saúde, aprender a fazer uso dos alimentos e da prática de atividades físicas", ressaltou Kelen Patrícia Carvalho, enfermeira técnica do Programa Hiperdia.

A palestra, também, foi de suma importância para tirar as dúvidas sobre os alimentos que um hipertenso deve ou não comer, de acordo com Valdineia Albuquerque, nutricionista da equipe e-Multi da Conquista.

"A hipertensão é uma doença adquirida, que pode ser adquirida, por meio de hábitos alimentares, principalmente, pessoas sedentárias, idosos, pessoas que têm uma qualidade de vida um pouco precária. Sabemos que alguns alimentos realmente fazem mal: embutidos, enlatados, salsicha, calabresa, comidas como carnes gordurosas, etc. É importante a gente ter esse controle, manter uma alimentação saudável e exercícios físicos é importante, é importante para a funcionalidade do nosso coração, do nosso organismo em geral. Então, as frutas algumas fazem mal, mas, também, só vai fazer mal se comer de forma exagerada, tudo que é exagerado faz mal. Fazer uma alimentação diariamente com verduras, frutas, legumes, carnes saudáveis, sem muita gordura, é importante. É importante também evitar o uso de bebidas alcoólicas, refrigerantes, fast food, hambúrguer, sanduíches, etc.  O importante mesmo é você se cuidar, não deixar essa doença levar você até uma parada cardiorrespiratória, um AVC, por isso que é importante a pessoa que já é hipertenso manter uma atividade física regular, exercícios físicos que é importantes e uma alimentação saudável que é a base de tudo".

E quem agradece com os atendimentos ofertados são os pacientes.

"Nós, como somos hipertensos , a gente até agradece pela palestra que sempre vem à UBS. A gente sempre está participando do grupão todos os meses e prevenção é muito bom, porque a gente já tem uma certa idade e tem que tratar. Tem que tratar porque está aí o AVC, estão aí todas essas doenças, cardíaca, e então a gente precisa mesmo de tratamento. Ficamos gratos, cada vez que vem uma ação no nosso bairro".