Com intuito de dar celeridade para o diagnóstico e tratamento precoce do HIV e Hepatites B e C, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), gerenciado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu dois equipamentos ‘Genexpert’ e ‘Pima’ do Ministério da Saúde. As máquinas irão beneficiar o tratamento de 4.532 pacientes cadastrados, sendo 3.299 em acompanhamento para HIV, 685 para Hepatite B e 548 para Hepatite C.
“Santarém é um polo que atende toda a região do Oeste do Pará. Esses equipamentos vem somar aos nossos trabalhos, otimizando o tempo de diagnóstico e o consequentemente o início do tratamento”, ressalta a coordenadora do Centro, Ana Lúcia Ferreira.
O farmacêutico do CTA, Roberto Rabelo, relata os benefícios dos equipamentos. “Agora nós vamos dobrar a capacidade de testes realizados. Antes, tínhamos um equipamento que, por dia, realizava 24 testes de carga viral e agora com as novas máquinas por dia são feitos 48 testes.”
A titular da Semsa, Irlaine Figueira, celebra a chegada das máquinas . "Esses equipamentos vão auxiliar nas estratégias do CTA para frear a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis."
O CTA oferta diagnóstico com testes rápido, insumos de prevenção e o tratamento para HIV, sífilis e as Hepatites Virais B e C. Além de atender as solicitações de Sipat, universidades, escolas e solicitações de outros órgãos públicos com palestras educativas, acolhimentos e as orientações.
O equipamento atende toda a região Oeste do Pará por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O CTA está localizado na Av. Barão do Rio Branco, 860 - Bairro Santa Clara.