3. Saúde
  4. Covid-19: Prefeitura amplia a oferta da vacina bivalente para pessoas com 18 anos ou mais
Covid-19: Prefeitura amplia a oferta da vacina bivalente para pessoas com 18 anos ou mais Autor: Ascom Semsa

Katrine Bentes
Confira os locais, datas e horários da imunização.

A partir desta quarta-feira, 26, o imunizante bivalente contra o Coronavírus está liberado para todas as pessoas com 18 anos ou mais e para pessoas com 12 anos com comorbidades. Visando otimizar as aplicações e evitar perdas de doses, a imunização segue o cronograma elaborado pela rede de frio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que estabelece o revezamento de administração de vacina nas UBS's da Zona Urbana e Planalto, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados no hall da Prefeitura de Santarém, das 8h às 14h.

As bivalentes recebem esse nome porque, diferente das monovalentes, que só tinham a cepa original do virus, foram atualizadas para proteger, também, contra a
variante Ômicron, que predomina atualmente no mundo. No caso, contra duas sublinhagens: a BA.1 e a BA.4/BA.5.

Vale ressaltar que para receber a vacina é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de vacina contra a Covid-19 monovalente recebida.

Para a imunização, os interessados devem apresentar carteira de vacinação, cartão SUS, um documento com foto e o CPF. As pessoas com comorbidades: receita dos últimos três meses; relatório e/ou atestado médico.

Esquema de vacina contra Covid-19 na área urbana

Na segunda-feira, das 8h às 16h, a imunização contra Covid-19 ocorre nas UBS’s: Aparecida, Área Verde, Diamantino, Maicá, Nova República e Salvação.

Na terça-feira, nas UBS’s:  Interventoria, Mapiri, Maracanã, Uruará e Vitória Régia.

Na quarta-feira: Conquista, Matinha, Jaderlândia,  Jardim Santarém e Santa Clara.

Na quinta-feira:  Amparo, Esperança, Aldeia/Fátima/Laguinho, Jutaí e Santo André.

Na sexta-feira: Aeroporto Velho, Floresta, Livramento, Mararu, Prainha, Santana e Santarenzinho.

Esquema de vacina contra Covid-19 no Planalto

Na segunda-feira, das 8h às 16h, a vacinação ocorre na UBS Tabocal.

Na terça-feira: Guaraná e Boa Esperança.

Na quinta-feira: Cipoal, Tabocal, Boa Esperança e Alter do Chão (Eixo Forte).

Na sexta-feira: São Braz, Jacamim, São José, Alter do Chão e Guaraná.

As comunidades Tiningú, Nova Esperança do Ituqui, Santana do Ituqui e Corta Corda e a região de Rios fazem programações conforme as demandas locais.