O setor de obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) está na 2ª etapa das obras. Nesta quarta-feira, 26, foram entregues duas enfermarias reformadas e equipadas. A reestruturação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para garantir melhor estrutura de atendimento às gestantes, puérperas e seus acompanhantes.
Esta etapa está orçada no valor de R$ 323 mil, recurso proveniente do tesouro municipal. As reformas compreendem 5 enfermarias e 5 salas: de espera, de administração, parto, pré-parto e estar de enfermagem. Desta etapa, duas salas foram entregues em junho deste ano e outras duas nesta quarta-feira, 26.
Os serviços incluem reformas de parede, portas, tetos, pintura, troca de piso, iluminação e instalação hidráulica. As obras ocorrem de maneira gradativa para não interferir no fluxo da Unidade. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2023.
Além da reforma, a sala de pré-parto foi equipada com camas PPP (pré-parto, parto, pós-parto), berços, suportes para soro e poltronas.
"A expectativa é oferecer um atendimento com mais qualidade e conforto às pacientes. As obras seguem um cronograma para evitar que prejudique a assistência na urgência e emergência da obstetrícia. Por isso, as reformas ocorrem por etapas.”, pontua a coordenadora do Núcleo de Média e Alta Complexidade (MAC), Karolina Neves.
A titular da Semsa, Vânia Portela, ressaltou a importância da manutenção. “Trabalhamos incansavelmente para melhorar as condições da saúde das grávidas e puérperas da obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS). Essas reformas vão proporcionar um ambiente mais harmonioso, agradável e salubre para as pacientes, acompanhantes e para os profissionais da saúde.”
A 1ª Etapa:
A 1ª etapa foi entregue pela gestão municipal em novembro de 2021, e ampliou o espaço com duas enfermarias, um berçário com três ambientes, banheiros, posto de enfermagem, sala de exame e estar médico.