3. Saúde
  4. Cerest realiza ciclo de palestras para combater o abuso e a exploração sexual infantil
Cerest realiza ciclo de palestras para combater o abuso e a exploração sexual infantil Autor: Divulgação Cerest Baixo Amazonas

Katrine Bentes
Enfermeiros e enfermeiras da Atenção Primária à Saúde, professores e alunos da Escola Irmã Leodgard participaram das ações.

Visando conscientizar sobre o abuso e a exploração sexual infantil, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Baixo Amazonas, realizou um ciclo de palestras com o tema Esquecer é permitir, lembrar é combater, nos dias 4, 5 e 19 de maio. As explicações ocorreram no auditório da Semsa e no dia 18 na Escola Municipal Irmã Leodgard.

Durante as palestras, ministradas pela assistente social do Cerest, Francilane Carneiro, os participantes conheceram melhor como o abuso pode ocorrer, características do comportamento do pedófilo e da criança abusada, e como proceder caso saibam de um caso de abuso.

“O Cerest vem desenvolvendo ações de prevenção e promoção à saúde de crianças e adolescentes economicamente ativos e uma dessas ações prioritárias se destaca pela execução desse ciclo de palestras onde orientamos os enfermeiros e enfermeiras da Atenção Básica do Munícipio de Santarém e os professores e alunos da Escola Irmã Leodgard”, relata o coordenador do Cerest, Gegê Farias.

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger as crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infantojuvenil.

Sobre o Cerest Baixo Amazonas - O equipamento oferta atendimentos especializados em saúde do trabalhador. O Centro abrange 20 municípios das regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. Funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e fica localizado na Av. Presidente Vargas, nº 635, Prainha.