3. Saúde
  4. Cerest alinha os protocolos de saúde do trabalhador do HMS
Cerest alinha os protocolos de saúde do trabalhador do HMS Autor: Ascom Semsa

Cerest alinha os protocolos de saúde do trabalhador do HMS

Katrine Bentes
Foram discutidos o fluxo de acidente de trabalho, com exposição a material biológico, e o processo de capacitação de profissionais.

Na última terça-feira, 7, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Baixo Amazonas, realizou uma reunião no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) para tratar sobre os protocolos de saúde do trabalhador, como fluxo de acidente de trabalho com exposição a material biológico, bem como o processo de capacitação dos profissionais da saúde.

Participaram da reunião o coordenador do Cerest, Gegê Farias, a técnica de enfermagem do Cerest, a presidente do HMS, Greyce Gomes, a diretora de serviços administrativos do HMS, Luzineide Santiago, e a coordenadora da divisão de RH do HMS, Larissa Martins.

O coordenador do Cerest explicou o objetivo da ação. “Alinhamos as atividades de saúde do trabalhador a nível da assistência hospitalar a fim de orientar os profissionais quanto ao reconhecimento dos trabalhadores acidentados que adentram o hospital, assim como orientar os profissionais sobre qual o fluxo deve ser seguido quando o mesmo for vítima de acidente com material biológico. Os encaminhamentos dados  nessa reunião tiveram o objetivo de organizar um cronograma de capacitação para os  profissionais do hospital e agendar uma  reunião técnica com o CTA".

Sobre o Cerest Baixo Amazonas

O equipamento oferta atendimentos especializados em saúde do trabalhador. O centro abrange 20 municípios das regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. Funciona de segunda a sexta, de 7h às 18h e fica localizado na Av. Presidente Vargas, nº 635, Prainha.