Em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Santarém (CAPS-AD III) realizou nesta quinta-feira, 20, o projeto "Cuidando da Mente e do Corpo – Prevenção ao Uso de Drogas e Alcoolismo".
O evento ocorreu na orla de Santarém, nas proximidades da Praça Tiradentes, no bairro Aldeia, e atraiu diversas pessoas que estavam passeando ou praticando atividade física, como zumba. A localização estratégica permitiu uma maior interação com o público, ampliando a conscientização sobre a importância da saúde física e mental.
A coordenadora do CAPS AD III, Lidiane Lira, destacou que o objetivo da ação foi chamar atenção da sociedade para a data que marca o esforço da sociedade para enfrentar o mal que o uso abusivo de drogas e de bebidas alcoólicas pode provocar. “Nós viemos trazer para a população informações e serviços de saúde e atividades físicas. Também trouxemos mostras dos artesanatos que nossos pacientes confeccionam. O Caps AD está de portas abertas para receber todos que estão em sofrimento por causa da dependência de álcool e outras drogas, não apenas o essas pessoas, mas toda a família que também vive em aflição”, destacou Lidiane Lira.
Com o tema "Conectando saúde, arte e prevenção: Juntos na luta contra as drogas e o alcoolismo", a iniciativa busca reforçar a importância do autocuidado e da prevenção como estratégias essenciais no enfrentamento ao uso abusivo de álcool e outras substâncias. Além disso, a proposta promove a ideia de uma comunidade unida, incentivando o envolvimento coletivo na prevenção e no cuidado.
A psicóloga, Lorena Lisboa, explicou que o tema escolhido para o dia representa o convite a uma reflexão sobre os malefícios que o álcool e outras drogas causam na vida de um indivíduo e da família, mas que é possível se recuperar buscando ajuda. “A gente fazer um trabalho como esse, itinerante, na rua, é mostrar que existe tratamento. Se a pessoa tiver consciência de que o consumo deixou de ser recreativo e passou a atrapalhar a vida, então isso começa a ser um problema. Para a gente é importante que eles comecem a se sensibilizar e procurar ajuda”, frisou a psicóloga.
O evento contou com uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde e a conscientização sobre os danos causados pelo uso de drogas e álcool. Os serviços oferecidos Teste de Glicemia, Aferição de Pressão Arterial (PA), Vacinação, Teste de IMC (Índice de Massa Corporal), Teste de Bioimpedância – que é a medição da composição corporal (gordura corporal, massa muscular) para incentivar hábitos saudáveis; além disso foi disponibilizado o questionário CAGE e AUDIT – que se refere a aplicação dos questionários para avaliação do consumo de álcool, com acompanhamento profissional para orientação e encaminhamento e simulação de Distorção da Visão (Efeito do Álcool); para os condutores que trafegavam pela Avenida Tapajós, foi realizada panfletagem, com apoio de Agentes municipais de trânsito da SMT.
A ação reforça a importância da prevenção e do cuidado integral, evidenciando que o combate às drogas e ao alcoolismo exige um esforço coletivo e contínuo.
O CAPS AD III é um serviço da Prefeitura de Santarém, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e funciona 24 horas, com atendimento geral das 7h às 18h; após esse horário, os serviços são restritos aos pacientes em hospitalidade.