Visando proporcionar um atendimento mais ágil e acolhedor aos pacientes, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III), gerenciado pelo Núcleo de Média e Alta Complexidade (MAC) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou dois novos consultórios para a equipe multiprofissional, nesta quarta-feira, 15.
Com um investimento de 20 mil reais, as novas salas foram equipadas com quatro centrais de ar, quatro mesas de consultório, duas cadeiras giratórias, quatro cadeiras fixas, uma lavadora de 15 kg e divisórias para criar as salas e um setor de triagem. Esse importante avanço foi possível graças ao financiamento do projeto da Central de Penas e Medidas Alternativas (CEMPA) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, demonstrando um compromisso conjunto com a melhoria do serviço público e o bem-estar dos usuários do SUS.
Pela manhã, o secretário municipal de Saúde, Albino Luciano, acompanhado pela equipe do MAC, composta por Karolina Neves, Jasmilene Rocha e outros membros, além da equipe do Programa Melhor em Casa, incluindo Gilberto Dias, Lorena Cavalcante e Elinete Ferreira, visitou o centro para conhecer as novas instalações. À tarde, o juiz Flávio Lauande também visitou as salas e o prédio do centro.
O titular da Semsa, Albino Luciano, parabenizou a equipe do centro e destaca a das parcerias para melhorar o serviço público.
"Cheguei aqui no centro e pude observar o cuidado em cada detalhe: nas salas, nos armários dos pacientes. Vocês estão de parabéns, pois atendem pessoas com problemas mentais que muitas vezes passam bastante tempo aqui, e ter um ambiente agradável é fundamental para o tratamento deles. Um armário bem cuidado e bem organizado, para eles guardarem seus itens pessoais, que muitas vezes são tudo o que eles têm, faz toda a diferença. Quero parabenizar a equipe pelo projeto e por buscar parcerias para melhorar o equipamento público, pois quem ganha é a população. Vocês estão de parabéns! Esses novos consultórios serão muito úteis".
Lidiane Lira, coordenadora do CAPS AD III, agradece a união dos servidores.
"Todos aqui são maravilhosos e estão sempre juntos com a gente. Um traz uma parceria, outro contribui de outra forma; é uma verdadeira união. Nossa equipe é maravilhosa e somos muito gratos a todos. É isso. Muito bom!"
Sobre o Caps AD III: atende a todas as faixas etárias, por demanda espontânea, tendo como público-alvo: pessoas com transtornos ocasionados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Localizado na Av. Presidente Vargas, nº 2809 - Aparecida, funciona 24h (horário ampliado em 2015), de segunda a domingo, incluindo feriados e finais de semana. Das 8h às 18h o atendimento é aberto ao público (depois desse horário só serviço interno com os pacientes em hospitalidade). Foi inaugurado em 2010 e possui mais de 4.500 pessoas cadastradas, é gerenciado pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).