Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no próximo dia 25 de novembro, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a Câmara de Vereadores estão promovendo a campanha para doação de sangue “Doar é um ato de amor!” A ação, que faz parte da programação da campanha novembro azul, iniciou ontem, 21, e encerra no sábado, 26, objetivando reforçar os estoques da Hemopa.
A titular da Semsa, Irlaine Figueira, destaca a importância da doação de sangue. “Nos atendimentos de urgência, cirurgias, tratamento de doenças crônicas e ainda para as doenças oncológicas variadas precisamos de sangue. Então, estamos promovendo essa campanha para mobilizar a população para doar sangue com frequência e abastecer o Hemopa de Santarém que está com baixo estoque”.
O Hemopa funciona de segunda a sábado, das 7h às 13h, e está localizado na Av. Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho.
Quem pode doar
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais, e devem portar ainda um documento de identidade do responsável.
É importante evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses.
Quem teve covid-19 também pode voltar a doar sangue, no entanto, é necessário aguardar o prazo de 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.