3. Saúde
  4. Abril Verde: Prefeitura intensifica ações educativas voltadas à prevenção de acidentes de trabalho
Abril Verde: Prefeitura intensifica ações educativas voltadas à prevenção de acidentes de trabalho Autor: Ascom Semsa

Katrine Bentes
Em média, mais de 250 trabalhadores serão capacitados.

A campanha Abril Verde visa sensibilizar sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho. Nesse sentido, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Baixo Amazonas, intensificou neste mês as ações educativas em várias empresas de Santarém. Em média, mais de 250 trabalhadores serão capacitados.

O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes. Dentre as ações, destacam-se:  treinamentos sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e orientações sobre os protocolos de saúde do trabalhador, assim como fluxo de acidente de trabalho com exposição a material biológico.

Apenas neste mês, o Cerest visitou as seguintes empresas: Conect, Vera Paz Alimentos, Harpia e Tropicão. Até o momento, foram capacitados mais de 80 trabalhadores. Participarão, ainda, desta ação as empresas: Oeste Comércio de Gases e Derivados no dia 20, Massabor, no dia 25, Jadelog, no dia 26, Quemel e Unama, no dia 27. A previsão é capacitar mais de 250 trabalhadores.

No dia 28, o Cerest desenvolverá uma atividade em parceria com Ministério Público do Trabalho da 8ª Região e a Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquaviários (Sempta), às 9h, na área do Porto do D.E.R. A ação terá com tema “Parceiros da sociedade civil: trabalhando para a saúde e segurança”.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), na área de abrangência do Cerest, entre os anos de 2018 a 2022, foram notificados 1.153 acidentes de trabalho grave.

O coordenador do Cerest, Gegê Farias, relata que para que esses dados reduzam, ações como essas serão intensificadas durante todo o ano e não apenas neste mês alusivo.

“A gestão, por meio do prefeito Nélio Águiar, não tem medido esforços para dar suporte às ações do Cerest. Sabemos a importância da prevenção, promoção e vigilância em saúde do trabalhador. Por isso, continuaremos realizando atividades educativas durante todo o ano visando com que os dados do Sinan reduzam gradativamente,” pontua o coordenador.

Sobre o Cerest Baixo Amazonas - O equipamento oferta atendimentos especializados em saúde do trabalhador. O centro abrange 20 municípios das regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. Funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e fica localizado na Av. Presidente Vargas, nº 635, Prainha.