1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Abril Marrom: Semsa divulga serviços ofertados à saúde ocular
Abril Marrom: Semsa divulga serviços ofertados à saúde ocular Autor: Ascom Semsa

Abril Marrom: Semsa divulga serviços ofertados à saúde ocular

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Consultas, exames e cirurgias estão entre os serviços disponíveis na rede pública

O mês de abril é voltado à conscientização sobre a cegueira. Visando dar visibilidade ao tema, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), explica a importância da saúde ocular e os serviços ofertados na rede municipal. Em 2022, a Semsa realizou 1.137 consultas de oftalmologia, 2.376 exames e 645 cirurgias. Além disso, trabalhou a prevenção nas escolas através do Programa Saúde na Escola (PSE). 

Dentre os serviços ofertados na rede pública, estão:  teste do olhinho, teste de Snellen; consultas oftalmológicas; exame de Ceratometria, Fundoscopia, Tonometria; e Cirurgias de glaucoma, catarata, pterígio, calázio. Para ter acesso aos serviços é necessário solicitar o encaminhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) que mandará a demanda para central de regulação que irá agendar o atendimento com o especialista.

A Semsa trabalha na prevenção da cegueira das crianças e adolescentes, por meio do PSE, ofertando palestras de educação em saúde e o teste de Snellen. A coordenadora do programa, Karen Lima, ressalta a ação realizada em 2022.

“Todo ano debatemos a saúde ocular em sala de aula através do PSE. Além da educação em saúde, é realizado também o teste de Snellen”

Apesar dos esforços, a demanda por consulta oftalmológica é a maior da lista de espera do SUS, em Santarém. De acordo com dados da central de regulação, 9.585 estão na lista de espera para primeira consulta. 

A secretária de Saúde, Irlaine Figueira, destaca novas estratégias para suprir essa demanda. “Vamos ampliar a oferta do serviço que é terceirizado. Antes tínhamos apenas um clínica oftalmológica atendendo e agora mais duas irão atender. Dessa forma, vamos ampliar a cobertura do serviço oftalmológico”.

Sobre o Abril Marrom -  é uma campanha dedicada ao tema da cegueira. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.

Entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão: a catarata, o glaucoma, os erros refratários, entre outros. Essas doenças atingem milhares de pessoas e podem ser tratadas quando diagnosticadas precocemente. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.