Em ritmo de festa pela comemoração dos 363 anos da Pérola do Tapajós, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza a 4ª edição da ExpoSemsa. O evento itinerante ocorrerá na orla da cidade, no perímetro do píer em frente à Unimed, nesta segunda-feira, dia 24. A programação incluirá uma variedade de serviços, desde a atenção básica e vigilância em saúde até procedimentos de média complexidade, todos reunidos em um único local. Os serviços serão ofertados por demanda espontânea, com a expectativa de realizar cerca de quatro mil atendimentos.
Esta iniciativa conta com a parceria de diversas secretarias, incluindo a Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários (Sempta), Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) e a Secretaria de Cultura (Semc). Além disso, há a colaboração de instituições de ensino e empresas como a Unip, Cepes, Sesc, CDL, Secs, ZUM, Uepa e Ufopa.
O evento foi planejado estrategicamente das 18h às 22h, visando facilitar o acesso à saúde para aqueles que não conseguem buscar atendimento durante o horário tradicional. Além de reduzir as filas do SUS, a iniciativa busca oferecer esclarecimentos claros sobre os serviços e procedimentos disponíveis na rede pública de saúde.
Mais de 30 serviços serão ofertados
- Consulta médica
- Atendimento odontológico
- Atendimento psicológico
- Assistência farmacêutica
- Descarte de medicamentos
- Orientações sobre a farmácia popular
- Tipagem sanguínea
- Teste de gravidez
- Teste de bioimpedância
- Testes de ansiedade e estresse
- Teste de ISTs: HIV, hepatites virais e sífilis
- Emissão do cartão SUS
- Emissão da carteira de fibromialgia
- Emissão da carteira de autismo
- Emissão de cartão de estacionamento para autista
- Feira de adoção PET (cães e gatos)
- Vacinação antirrábica
- Teste para leishmaniose canina
- Vermifugação de pets
- Orientações clínicas
- Administração de albendazol - combate à verminose
- Vacinação de crianças e adultos
- Distribuição de hipoclorito
- Coleta de exame preventivo de colo de útero (PCCU)
- Inscrições para o curso de manipulação
- Orientação a respeito de licença sanitária
- Aferição da pressão arterial
- Recreação para crianças
- Aulão de ritmos
- Apresentações culturais
Fluxo de atendimentos
O fluxo de atendimento seguirá as seguintes etapas: a triagem inicial será realizada na área da orla, onde também serão oferecidas atividades simples como vacinação, pesagem, panfletagem, apresentações culturais e orientações gerais. Enquanto casos mais complexos e invasivos, como procedimentos dentários, psicológicos, consultas médicas e ginecológicas, serão encaminhados para atendimento nas duas Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSFs) Abaré I e Ailton Barros, ancoradas no píer da orla. Durante a ação, as equipes de saúde estarão disponíveis para fornecer orientações personalizadas aos pacientes.