Com o tema: “Texto e Contexto no Campo da Vida das Mulheres”, o 1º Seminário de Enfermagem em Saúde da Mulher debateu os avanços e desafios no atendimento às mulheres pelo SUS. Na ocasião, a enfermeira e coordenadora do Centro de Referência em Saúde da mulher da Semsa, Dinauria Faria, relatou como foi a experiência adquirida no Curso em Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no Planejamento Sexual e Reprodutivo realizado em Santarém.
O Seminário foi promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e ocorreu nos dias 08 e 09 de novembro de 2022, no Hotel Sagres, em Belém-PA.
Nos meses de agosto e setembro deste ano, o Cofen e o Coren-PA, em parceria com o Hospital Sofia Feldman da cidade Belo Horizonte (MG), e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), capacitaram oito enfermeiras de Santarém. Durante o curso, mais de dois mil procedimentos ginecológicos foram realizados. A coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Dinauria Faria, fez um relato sobre essa experiência.
“É um honra representar Santarém num evento grandioso como esse. Muito feliz em dizer que Santarém é o primeiro município do Pará com enfermeiras capacitadas para realizarem consultas ginecológicas com ênfase na inserção de DIU. Isso fortalece a nossa classe e ajuda no planejamento reprodutivo, contribuindo para a redução das taxas de mortalidade materna e infantil, que tem associação direta com a gravidez indesejada. Tudo isso só veio somar".
A coordenadora hospitalar do MAC, Thaísa Siqueira, explica que as enfermeiras da primeira turma do curso atuarão como multiplicadoras. "Nossas enfermeiras, da primeira turma do curso, serão multiplicadoras na consulta de enfermagem ginecológica em Santarém e região. Essas parcerias nos ajudam avançar cada vez mais, por isso agradecemos ao Coren e ao Cofen por nos ajudaram a construir um SUS mais efetivo para o atendimento ginecológico em Santarém".