1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Agosto Dourado: 14 recém-nascidos são vacinados contra a tuberculose e contra a Hepatite B
Agosto Dourado: 14 recém-nascidos são vacinados contra a tuberculose e contra a Hepatite B Autor: Agência Santarém

Agosto Dourado: 14 recém-nascidos são vacinados contra a tuberculose e contra a Hepatite B

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Além de incentivar a amamentação, visa assegurar os direitos na primeira infância

Visando proteger os recém-nascidos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou a aplicação de duas vacinas essenciais para os bebês: a BCG e a Heplisav-B, na manhã desta segunda-feira, 1°, no setor da Obstetrícia, do Hospital Municipal de Santarém, Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS). 14 crianças foram imunizadas. A ação faz parte do cronograma de atividades da campanha Agosto Dourado que além de incentivar a amamentação, visa assegurar os direitos na primeira infância.

A BCG é a primeira vacina aplicada em recém-nascidos. A sigla significa Bacilo de Calmette e Guérin, faz referência aos criadores do imunizante, protege contra as formas graves de tuberculose e é aplicada uma única vez. Já a vacina Heplisav-B imuniza contra a hepatite B e tem um esquema vacinal de 3 doses. 

“Estamos iniciando o nosso Agosto Dourado com imunização. Viemos vacinar os recém-nascidos contra a tuberculose e contra a Hepatite B, doenças tão perigosas para o ser humano. As mamães já vão sair daqui com os seus bebês imunizados”, pontuou coordenadora da rede de Frio, Katia Moura. 

Laisa Silva relata a importância da vacinação. "A mãe da bebê teve parto cesariano e não pode se locomover. Eu sou a tia da bebê. Todos nós, familiares, estamos auxiliando e apoiando nesse momento tão delicado que é o pós- parto. É muito bom que a bebê já vá para casa imunizada, pois isso evita trabalhos futuros para gente. Como ter quer procurar uma UBS para serem feitas essas vacinas essenciais"

Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado foi instituída pela Lei n° 13.435 de 12 de julho de 2017, pela OMS, tem o objetivo de apoiar e promover práticas de incentivo ao aleitamento materno e a introdução à alimentação complementar. Além disso, visa assegurar os direitos na primeira infância.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.