3. Saúde
  4. UBS's ribeirinhas recebem equipamentos para implantação do Prontuário Eletrônico
UBS's ribeirinhas recebem equipamentos para implantação do Prontuário Eletrônico Autor: Ascom Semsa

Katrine Bentes
Dez comunidades estão sendo beneficiadas.

Com o objetivo de informatizar e tornar mais célere o fluxo das informações em saúde, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta terça-feira (07),  no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), a entrega de 10 notebooks às equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS's) das comunidades ribeirinhas de Arapixuna, Boca de Cima, Cabeça d' Onça, Costa do Aritapera, Costa do Tapará, Igarapé do Costa, São Ciríaco, Vila Socorro, Parauá e Centro Aritapera.

Os equipamentos eletrônicos possibilitarão a informatização e a implantação do Prontuário Eletrônico (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica. Trata-se de um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS).

“Estamos muito felizes. Esses equipamentos vão ajudar a nossa Atenção Primária à Saúde (APS) a qualificar e agilizar os atendimentos. Além disso, a informatização vai melhorar os nossos indicadores do Programa Previne Brasil, pois mesmo que os nossos profissionais realizem todos os atendimentos possíveis, se os dados não estiverem na base do E-sus, nós não teremos informações para o alcance das metas, fragilizando o financiamento do Previne Brasil. Então, essa tecnologia vai nos auxiliar a melhorar esses resultados”, destaca a titular da Semsa, Irlaine Figueira.