3. Portos
  4. Dia do Portuário: Prefeitura promove homenagem e leva serviços de cidadania ao Terminal Hidroviário de Santarém
Dia do Portuário: Prefeitura promove homenagem e leva serviços de cidadania ao Terminal Hidroviário de Santarém Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Cibele Pixinine
O Dia do Portuário é celebrado na data de 28 de janeiro

Em alusão ao Dia do Portuário, celebrado em 28 de janeiro, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquaviários (Sempta), realizou uma homenagem aos profissionais que atuam na área, na manhã desta sexta-feira (26), no Terminal Hidroviário de Santarém. A ocasião contou também com a promoção de serviços gratuitos de cidadania, saúde e beleza para o público em geral.

Onze profissionais, desde carregadores à agentes de fiscalização e representantes de grandes empresas, foram homenageados em reconhecimento as suas contribuições para o desenvolvimento da economia local e regional.

"O ramo portuário é muito atuante em nosso município, não é à toa que costumamos falar que o rio é a nossa rua. Todos os dias recebemos centenas de embarcações de todos os portes que levam passageiros e cargas e, para que tudo isso funcione de forma efetiva, contamos com o trabalho de um grande quadro de profissionais. Por isso, nada mais justo do que homenagear todos os trabalhadores portuários, de todos os setores, que fazem parte dessa atividade”, destacou Sandra Santana, secretária da Sempta.

Renato dos Anjos trabalha há mais de 50 anos como carregador, atuando hoje no Terminal Hidroviário, e foi um dos profissionais homenageados.

"Trabalho desde 1972 como carregador no Porto de Santarém e fui pego de surpresa por essa homenagem. Fico muito feliz pelo reconhecimento. Vou levar essa homenagem para o resto da minha vida”, contou.

Já Adriana Moreira começou a trabalhar como agente de fiscalização portuária há apenas um ano, após ser aprovada no último concurso público realizado pela Prefeitura.

"Nosso trabalho de fiscalização é muito importante, porque mantemos o ordenamento necessário para a segurança dos passageiros e dos trabalhadores. Por isso, receber essa homenagem é muito gratificante, ainda mais que somos apenas duas mulheres, eu e uma colega, a atuar como concursadas na área”, destacou.

Além das homenagens, foram ofertados serviços gratuitos de cidadania, saúde e beleza em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e outros parceiros.

O público que passava pelo Terminal pôde aproveitar os serviços de: vacinação contra Influenza e teste rápido de COVID-19; emissão e atualização de CadÚnico; emissão de Passe Livre Idoso; credenciamento de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência; orientações ambientais e orientações sobre a Zona Azul, além de maquiagem e serviços de beleza.