A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), chama a atenção dos proprietários de veículos com placas finais 06, 16, 26 e 36: o prazo para quitação do licenciamento anual encerra-se nesta sexta-feira, 11 de julho. A recomendação é clara: não deixar para a última hora e evitar dores de cabeça com penalidades legais.
O licenciamento é um dos documentos essenciais exigidos para a circulação de veículos em vias públicas. Quando vencido, o condutor incorre em infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com penalidades que incluem multa de R$ 293,47, acréscimo de 7 pontos na CNH, além da possibilidade de remoção do veículo ao pátio.
De acordo com o titular da SMT, Marcelino Xavier, o ato de manter o veículo regularizado é mais do que cumprir a lei, é um gesto de respeito coletivo. “A legalidade no trânsito começa pelos documentos. Manter o licenciamento em dia é garantir que seu veículo está apto a circular com segurança e regularidade. É uma atitude que protege o próprio condutor e também todos ao seu redor.”
A recomendação da SMT é que os proprietários não deixem o pagamento para o último dia, uma vez que o sistema bancário pode apresentar instabilidades e atrasos na compensação. Para facilitar, o boleto pode ser gerado no portal do Detran-PA (www.detran.pa.gov.br), com pagamento disponível em diversos bancos e casas lotéricas.
Após o pagamento, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) pode ser acessado por meio da Carteira Digital de Trânsito, aplicativo oficial do Governo Federal.
Segundo a chefe do Núcleo de Operações Viárias da SMT, Camila Carvalho, o trabalho de fiscalização nas ruas será reforçado com base no calendário de vencimentos.“Nossas equipes estão em campo diariamente e agora com atenção especial ao cumprimento do calendário de licenciamento. O foco é garantir que todos estejam regularizados. A orientação é que o cidadão evite transtornos desnecessários regularizando seu documento dentro do prazo.”
A Prefeitura de Santarém segue empenhada em garantir um trânsito cada vez mais seguro, transparente e eficiente para todos. A responsabilidade começa por cada condutor, fazendo sua parte.