A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), realizou hoje, quinta-feira, 8, uma palestra educativa voltada aos colaboradores da empresa Manserv, que atua nos segmentos de manutenção, operação e logística. A iniciativa, conduzida pela Divisão de Educação para o Trânsito da SMT, integrou as ações permanentes de conscientização da gestão, com foco na preservação de vidas no trânsito.
Durante a atividade, foram abordados temas fundamentais como o respeito às leis de trânsito, a utilização correta dos dispositivos de segurança — como cinto de segurança e capacete —, além dos riscos associados ao uso do celular ao volante. Outro ponto importante discutido com os participantes foi a ativação dos radares eletrônicos em Santarém, que passarão a fiscalizar a partir da próxima segunda, dia 12 de maio.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Marcelino Xavier, a educação é uma das frentes estratégicas da atual gestão para transformar a realidade do trânsito na cidade.
“Estamos investindo em ações que aproximem o Poder Público da população, especialmente dos trabalhadores que estão diariamente nas ruas. A palestra de hoje é um exemplo claro do compromisso da Prefeitura de Santarém em salvar vidas com informação, prevenção e fiscalização responsável”, destacou.
João Betcel, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da SMT e responsável pela palestra, reforçou que pequenos hábitos podem fazer grande diferença na redução de acidentes.
“Conscientizar esses profissionais sobre a importância de respeitar limites de velocidade, manter a atenção no trânsito e usar os dispositivos de segurança é uma missão contínua. Os radares que começam a operar em breve não têm um fim punitivo, mas educativo, para promover a mudança de comportamento”, disse.
Para os participantes, a ação foi recebida de forma positiva. Neviton Ribeiro, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Manserv, elogiou a parceria com a Prefeitura e a abordagem preventiva da SMT.
“Nossos colaboradores são ativos no trânsito e a segurança deles é prioridade. Essa parceria com a SMT reforça nosso compromisso com a vida e nos ajuda a fortalecer uma cultura de prevenção dentro e fora da empresa”, afirmou.
A SMT reforça que os radares em Santarém começarão a fiscalizar a partir do dia 12 de maio. A sinalização está visível nos trechos monitorados e o limite de velocidade é de 40km/h. A recomendação é redobrar a atenção às placas e manter uma condução segura e responsável.