3. Mobilidade e Trânsito
  4. SMT lança a edição 2023 do projeto “Educação de trânsito também começa na escola”
SMT lança a edição 2023 do projeto “Educação de trânsito também começa na escola” Autor: SMT

Tadeu Pinho
Foco do projeto é a conscientização dos estudantes.

Com a finalidade de sensibilizar os alunos de escolas do município sobre a importância da observância às leis de trânsito para um trânsito seguro, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), está com as atividade do projeto “Educação no trânsito também começa na escola”, versão 2023. As atividades estão sendo desenvolvidas na Escola Municipal Fluminense, desde o último dia 06/02 e encerram nesta sexta-feira (10).

O titular da SMT, Paulo Jesus, destaca o intuito do projeto. “O projeto é uma grande oportunidade de sensibilizar o alunado que a educação no trânsito não se limita somente a ensinar regras de circulação nas vias públicas, mas através delas, assumir um compromisso com a valorização da vida dos pedestres, ciclistas e motoristas”, argumentou.

O chefe da Divisão de Educação de Trânsito e coordenador do projeto, João Betcell, explicou a dinâmica das atividades. “Nossas intervenções são realizadas por meio de palestras educativas com foco na prevenção de sinistros de trânsito e informações sobre a importância das blitz educativas para sensibilizar os condutores quanto aos riscos, quando se consome bebida alcoólica, o porte das documentações que habilitam o condutor a dirigir seguramente, como a Carteira de Habilitação e o documento do veículo”, destacou.

O coordenador falou ainda que temas como excesso de velocidade, uso de celular, uso correto de capacete por motociclista, uso certo do cinto de segurança, utilização da faixa de pedestre, são temas abordados na palestra.

As palestras acontecem na Escola Fluminense, em sala de aula, e tem a duração de uma hora e a parte prática é realizada na faixa de pedestre em frente ao educandário. A ação termina nesta sexta-feira, 10. Durante a atividade, são entregues aos alunos uma cartilha com informações sobre como proceder para a garantia de um trânsito seguro.