3. Mobilidade e Trânsito
  4. Prefeitura revitaliza sinalização viária em bairros centrais e periféricos de Santarém
Prefeitura revitaliza sinalização viária em bairros centrais e periféricos de Santarém Autor: Desconhecido

Alanda Matos
Além de ruas no centro, implantação contemplou 20 ruas da periferia que foram entregues pavimentadas na programação do aniversário de Santarém.

Autora: Alanda Matos

Desde o início de junho, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), vem avançando com a implantação de sinalização viária nas ruas da cidade. A instalação contempla os bairros centrais e periféricos e alcança tanto a sinalização horizontal com pinturas de solo, quanto a vertical com placas e a luminosa com grupo semafórico.

As sinalizações foram feitas a partir de levantamento e estudo técnico realizado pela equipe da SMT e garantem maior segurança aos pedestres e condutores.

MAC instalada na Av. Rui Barbosa e Barão do Rio Branco.

No cruzamento da Avenida Rui Barbosa com Barão do Rio Branco foi implantada uma Marcação de Área de Conflito (MAC) que sinaliza os locais da interseção onde correntes de tráfego se cruzam entre si, ou seja, indica que no cruzamento é proibido parar o veículo para não obstruir o fluxo. De acordo com a legislação, parar sobre a MAC é infração média que resulta na perda de quatro pontos na carteira e multa.

A sinalização horizontal foi revitalizada nas Avenidas Rui Barbosa até a Cuiabá; na Avenida São Sebastião, da Cuiabá até a Rua Adriano Pimentel; e na Avenida Barão do Rio Branco da Rua Afonso Pena a Avenida Rui Barbosa.

Grupos semafóricos alertam, advertem e orientam condutores e pedestres.

Já no cruzamento da Avenida Tomé de Souza com a Rua Olavo Bilac foi implantado o grupo semafórico com sinalização horizontal e vertical já em funcionamento desde o último dia 25 de junho.

Placas com nomes dos logradouros

Placas foram instaladas em ruas do bairro Santo André e outras 19 ruas de demais bairros.

O trabalho de sinalização beneficia não somente os bairros centrais, como também os periféricos. No último mês de junho, por ocasião dos 360 anos de Santarém, a Prefeitura entregou 20 ruas pavimentadas em bairros distantes do centro. Todas foram entregues com sinalização viária, acessibilidade e placas com nomes dos logradouros.

Além do nome em destaque, as placas identificam ainda o CEP da via facilitando a identificação do local.

Sinalização horizontal na Avenida Tupaiulândia, bairro Livramento, entregue pavimentada no aniversário de 360 anos de Santarém.

O secretário da SMT, Paulo Jesus, explica que investir na sinalização viária é garantir a fluidez e segurança no trânsito. “Nós como Poder Executivo temos o dever de gerenciar as ruas e vias de transporte. E por isso realizamos estudos recorrentes para garantir a segurança de todos nos preocupando na instalação de um sistema que seja visualmente informativo e eficiente”.

Os serviços de sinalização são oriundos de convênio entre o Governo do Estado e o município de Santarém.

Novas sinalizações verticais instaladas na Trav. 2 de junho, bairro Aldeia.