A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), acompanha nesta quarta-feira (13) o início da fase de testes do pagamento de passagens de ônibus via PIX, utilizando QR Code diretamente na catraca. O serviço, desenvolvido pela empresa licitada Startec, já está disponível em todas as linhas e veículos do transporte coletivo municipal.
Com a novidade, o passageiro realiza o pagamento aproximando a câmera do celular do leitor de QR Code instalado na catraca e finalizando a transação pelo aplicativo do seu banco. A iniciativa busca oferecer mais agilidade, segurança e opções de pagamento, modernizando o transporte coletivo na cidade.
“O objetivo é usar a tecnologia para facilitar a vida do cidadão. O novo sistema é prático, seguro e alinhado ao perfil atual dos usuários, que cada vez mais utilizam meios digitais para suas transações financeiras.”, destacou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Marcelino Xavier
A chefe da Divisão de Controle e Planejamento de Transportes da SMT, Glória Bandeira, reforçou que o recurso traz benefícios tanto para usuários quanto para a operação do sistema. “Com o PIX, eliminamos a necessidade do dinheiro físico no embarque, o que agiliza o fluxo na catraca, reduz filas e aumenta a segurança.”
A fase de testes continuará nos próximos dias, com acompanhamento da SMT para realizar eventuais ajustes e garantir que o sistema atenda plenamente às necessidades da população.
“Para utilizar o serviço, o passageiro precisa de conexão com a internet no celular e acesso ao aplicativo do banco. Basta escanear o QR Code na catraca e confirmar o pagamento via PIX. É simples, rápido e pensado para oferecer mais comodidade.”, explicou o administrador da Startec, Everson Veras.