3. Mobilidade e Trânsito
  4. Estacionamento rotativo: Prefeitura de Santarém inicia trabalhos para implantação da zona azul no centro comercial
Estacionamento rotativo: Prefeitura de Santarém inicia trabalhos para implantação da zona azul no centro comercial Autor: Arquivo - Agência Santarém

Tadeu Pinho
O principal objetivo é democratizar as vagas de estacionamento na área central da cidade, através do sistema rotativo de veículos.

Com o crescimento considerável de veículos automotores na área urbana, principalmente no centro comercial das cidades, as gestões públicas buscam alternativas para garantir melhores condições de utilização dos espaços públicos dos condutores de veículos possam ter vagas de estacionamento que garanta sua comodidade quando necessitar comprar, ou adquirir um serviços nos empreendimentos na área central da cidade. Por conta disso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), iniciou no dia 9 de novembro, a execução dos serviços para a implantação da Zona Azul.

O titular da pasta, Alberto Portela explica que a SMT iniciou os trabalhos para implantação das sinalizações horizontais e verticais.

"Após isso, iniciaremos ações de educação junto à população, para orientar quanto a operacionalização da Zona Azul, inclusive orientando quanto aos meios de aquisição dos créditos para utilização da vaga. Será um período de 20 dias de um intenso trabalho para que o mais breve possível a população se acostume com essa nova gestão de estacionamento rotativo”.

Ainda de acordo com o secretário, a zona azul estará compreendida no perímetro das Avenidas Tapajós à Mendonça Furtado (norte-sul) e da Rua Inácio Corrêa à Travessa Augusto Montenegro (leste-oeste). Após o período de implantação de sinalização é que a SMT iniciará a fase de educação, que se estenderá pelo período de 20 dias, onde a população será informada e orientada sobre o novo serviço: como funcionará o serviço e como adquirir os créditos.

O modelo de estacionamento rotativo pago, conhecido como zona azul, é um sistema de gestão de estacionamentos públicos largamente utilizados nos grandes centros urbanos, para garantir melhor gestão das vagas públicas e a garantia de uma melhor acessibilidade aos produtos e serviços dos empreendimentos na área central de uma cidade.

Como vai funcionar?

O usuário poderá adquirir os créditos de estacionamentos ou tickets através de monitores, que são pessoas que farão a gestão das vagas, pelo valor de R$ 4,00 para carros e R$ 2,00 para motos, e poderá utilizar a vaga pelo período de 1 (uma) hora, renovável pelo limite de até 3 (três) horas, sob pena das sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além dos monitores, o usuário poderá adquirir através do aplicativo para smartphones PARE AZUL, onde além de adquirir os créditos de forma antecipada, poderá consultar a disponibilidade das vagas, economizando tempo na hora de estacionar.

O serviço contará ainda com postos de venda físicos na área do comércio. Outra opção para aquisição dos créditos de estacionamentos e consulta de vagas, se dará através de website, onde além das opções de pagamento já mencionadas, será aceita a opção de compra de tickets pré-pagos através de boleto bancário.

A zona azul terá o seguinte horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h

Aos sábados, de 08h às 17h

Após esse horário, o estacionamento é livre e gratuito