3. Mobilidade e Trânsito
  4. No Santo André, Prefeitura implanta sinalização semafórica no cruzamento da Avenida Turiano Meira com a Rua Sol Nascente
No Santo André, Prefeitura implanta sinalização semafórica no cruzamento da Avenida Turiano Meira com a Rua Sol Nascente Autor: Tadeu Pinho/Ascom SMT

Tadeu Pinho
A Avenida recebe o equipamento para melhorias na mobilidade de condutores e pedestres.

Como forma de dar maior trafegabilidade para os veículos e melhorar a mobilidade para pedestres que utilizam a Avenida Turiano Meira, na altura do cruzamento com a Rua Sol Nascente no bairro Santo André, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), implantou nesta quinta-feira (06), a sinalização semafórica, que facilita, principalmente, a travessia dos pedestres, por ser uma via de fluxo intenso.

O titular da SMT, Alberto Portela, fala sobre a implantação.

“Estamos avançando em várias frentes de trabalho da gestão municipal, dentre eles está o avanço nas melhorias na mobilidade urbana. Com esta implantação, estamos eliminando uma área de conflito na via pública facilitando a circulação dos condutores de veículos e a segurança dos pedestres que utilizam esta importante via, que dá acesso a várias regiões da cidade”, destacou o gestor.

O senhor Jânio de Sousa Rebelo, de 73 anos, que tem um ponto de venda de pescados, a pouco mais de um ano no cruzamento das vias, relatou como era a situação no cruzamento.

“Essa sinalização foi muito boa porque na hora de pico era uma agonia só, uns vinham de um lado, outros de outro. Outros que não têm paciência avançavam, às vezes queriam até brigar. Já aconteceram muitos acidentes por falta de sinal, agora botaram esse sinal, agora vai melhorar, pelo menos na minha opinião vai melhorar e muito”, relatou.

Jânio ainda falou ainda que quando as crianças saíam da escola, a situação no cruzamento se agravava, pois se formava uma fila esperando que os carros passassem para que as mesmas pudessem atravessar, mas que agora com a faixa de pedestre e o sinal, já vê melhora na via.

“Estamos muito felizes, porque há tempos, almejávamos essa sinalização. Esse ano, nos juntamos com os pais e as lideranças aqui do bairro, fizemos um abaixo assinado e graças a Deus fomos atendidos. Isso vai amenizar muito a travessia das nossas crianças, porque era muito arriscado eles atravessarem por conta do fluxo nos horários de entrada e saída. Vários acidentes já aconteceram e graças a Deus, sem vítima fatal, mas muitos com ferimentos” explicou  Iguacenilda Dias Coelho, diretora da Escola Joaquim de Lira Maia, que fica de esquina do cruzamento.

A gestora avaliou positivamente a implantação da sinalização semafórica. Segundo ela, os  pais prestaram atenção às orientações que a escola repassou aos responsáveis das crianças e que irão continuar orientando para que todos possam utilizar a via com segurança.

A professora de musicalização Rosangela Almeida, que tem um projeto social de música no bairro, também aprovou a instalação.

“Essa implantação foi muito boa. Tínhamos aqui muitos problemas, devidos a travessia das crianças da escola, que em muitos casos, os condutores não respeitavam a preferência que o pedestre tem para passar. Então, eu creio que foi um feito muito bom para nossa comunidade e para as pessoas que utilizam essa via, que é um acesso, tanto para a Curuá-Una, tanto para a Edvaldo Leite e Moaçara”, finalizou.

Atualmente, o município conta com 76  cruzamentos e/ou interseções que são contemplados com sinalização semafórica, destas 75 são digitais e 01 analógico. Dois semáforos acionados por botoeira sonora.

As vias que mais apresentam cruzamentos com sinalização semafórica são as Avenidas: Borges Leal, Magalhães Barata, Sérgio Henn, Rui Barbosa, São Sebastião e Cuiabá. As regiões com menos incidência de sinalização semafórica são: Zona Oeste e Sul. Atualmente, apenas 02 cruzamentos contém grupo focal de "Direita Livre".