A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), com a finalidade de fomentar a economia dos trabalhadores que exercem suas atividades comerciais no Mercado Modelo, e as áreas descobertas de transporte coletivo em parte da Avenida Tapajós, na área central, iniciou na última segunda-feira (18), em fase experimental, a implantação de uma rota de ônibus na Avenida Tapajós, no trecho compreendido entre a Praça Tiradentes e Centro Cultural João Fona. A avaliação será de 30 dias, neste período será avaliado o impacto relacionado a demanda no local.
O titular da SMT, Alberto Portela, fala sobre a finalidade desta nova rota.
"Estamos experimentando essa nova rota para sentir o impacto nas vendas dos vendedores que comercializam seus produtos no Mercado Modelo, que visa facilitar o acesso a esses produtos ofertados no local. Essa é uma reivindicação antiga dos vendedores do local, que acreditam que com uma linha de ônibus que transitasse em frente ao Mercado Modelo, a venda de seus produtos seria mais fácil, por isso vamos avaliar em um período de 30 dias. A medida também irá mensurar a relação de demanda da área descoberta de linha de ônibus na Avenida Tapajós”, informou.
O ajuste operacional da linha Floresta/Prainha é que garantirá o transporte das pessoas que optarem por fazer a compra de produtos como carnes e peixes no Mercado Modelo. O itinerário da nova rota, será uma extensão da rota já existente da linha Floresta/Prainha. Ela se estende a partir da Avenida Cuiabá e segue pelas seguintes vias: Avenida Tapajós, Travessa Inácio Corrêa, Avenida Rui Barbosa, Travessa Silvino Pinto, Avenida São Sebastião, seguindo seu itinerário normal.