Autoria: Alanda Matos
Área de embarque e desembarque será implantada na rua da orla e na rua da igreja o sentido do tráfego será invertido
Com objetivo de garantir a fluidez, acessibilidade e a segurança no trânsito de motoristas, turistas e pedestres no Distrito de Alter do Chão, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a administração distrital da vila, inicia nesta quinta-feira, 19, o processo de implantação de área de embarque e desembarque na Rua Lauro Sodré, rua da orla. Esta é a 1ª etapa do ordenamento de trânsito na área que, posteriormente, irá incluir uma 2ª etapa com a mudança no sentido de inversão da Avenida Turiano Meira, rua que passa em frente à Igreja Nossa Senhora da Saúde.
As adequações nas sinalizações das vias estão sendo implantadas a partir de um estudo de caso feito pela SMT que leva em consideração fatores conflitantes decorrentes do aumento do volume de tráfego de veículos.
Fatores conflitantes
O primeiro desses fatores observa a concentração do tráfego no cruzamento das Avenidas Copacabana (PA-457) e Turiano Meira. Até então, os veículos que chegam na orla pela Av. Copacabana seguem pela Rua Lauro Sodré, retornam pela Av. Turiano Meira e depois para a Copacabana convergindo o tráfego de veículos para o cruzamento.
Outro ponto levado em conta é o estreitamento de trechos das vias. No cruzamento da Rua Lauro Sodré com Av. Copacabana tem-se 9m de largura, no entanto, próximo a Praça 7 de Setembro tem 5,20m. Desta forma, quando há o estacionamento de veículos de grande porte a circulação de demais veículos fica obstruída.
Intervenções para solucionar os pontos
Após estudo, por parte da equipe técnica da SMT, foram identificadas as seguintes necessidades de intervenções:
A mudança de sentido da Av. Turiano Meira no perímetro da Avenida Copacabana para a praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que vai solucionar o conflito no cruzamento com a Av. Copacabana. Desta forma, a carga de tráfego de chegada será dividida em duas vias paralelas e o trânsito de saída direcionado para vias mais largas. (ponto 1 no mapa a seguir).
A criação de uma área para embarque e desembarque nas via Lauro Sodré, e a proibição de estacionamento em trecho da Turiano Meira.(ponto 2 no mapa a seguir).
A regulamentação de carga e descarga com dias e horários definidos(ponto 3 e 4), o remanejamento de pontos de táxi da Praça 7 de Setembro para a Av. Antônio Agostinho Lobato (ponto 5), a implantação de vagas especiais de estacionamento(ponto 6).
Trabalho de orientação aos motoristas e pedestres
A SMT está com equipes no Distrito de Alter do Chão para iniciar a mudança na sinalização vertical e, durante toda esta semana, os agentes estarão orientando os motoristas de forma a colocar em prática o novo ordenamento.
O chefe distrital de Alter do Chão, secretário de Cultura Luís Alberto Figueira, salientou alguns dos problemas que levaram as mudanças.
“Atualmente, o estacionamento em Alter do Chão, ocorre dos dois lados da via que já é estreita, assim o pedestre não pode passar, perde-se a visão e o solo está sendo danificado com o peso dos carros. Os veículos podem deixar os passageiros, mas não vão poder estacionar. Essas são as medidas iniciais para ordenarmos o trânsito no Distrito”, informou Figueira.
“Conversamos com a administração do distrito na pessoa do secretário Pixica e realizamos um estudo que, a partir dele, iremos fazer as mudanças no trânsito de Alter do Chão. Tudo para ocasionar a mobilidade e a segurança dos turistas, pedestres e motoristas”, disse Paulo Jesus, titular da SMT.