3. Mobilidade e Trânsito
  4. Agentes são capacitados sobre Boletim de Ocorrência envolvendo sinistros de trânsito
Agentes são capacitados sobre Boletim de Ocorrência envolvendo sinistros de trânsito Autor: SMT

Tadeu Pinho
A capacitação faz parte do trabalho de formação dos profissionais.

Com objetivo de subsidiar as abordagens dos novos agentes municipais de trânsito, que assumiram seus cargos no dia 7 de fevereiro de 2023, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), iniciou nesta quinta-feira (30) uma capacitação sobre o preenchimento do Boletim de Ocorrência (B.O)  de sinistros de trânsito, conforme a Legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A formação acontece no Centro Universitário da Amazônia (Unama).

O secretário da SMT, Alberto Portela, destacou a importância das capacitações para os novos agentes. “Sabemos as dificuldades que um servidor tem quando ingressa no serviço público, por isso a necessidade de promover uma constante capacitação, principalmente, quanto a esta que permite a melhores condições de preencher adequadamente o Boletim de Ocorrência, pois com o documento é possível encaminhar às autoridades o real detalhamento dos fatos ocorridos entre os envolvidos no sinistro de trânsito’, explicou.

O chefe do setor de Educação no Trânsito, João Betcel, mencionou sobre o conteúdo abordado na capacitação. “Dentre os temas abordados na capacitação, estão o levantamento de sinistros de trânsito, a identificação veicular, abordando as técnicas de vistorias e procedimentos utilizados na identificação veicular como a detecção de fraudes na documentação, veículos roubados, alteração de chassi, investigação pericial em locais de sinistros de trânsito com vítima fatal e a regulamentação do serviço de transporte de passageiros, com objetivo de responder todas as dúvidas dos agentes, relacionadas ao preenchimento do B.O de sinistros de trânsito”.

A capacitação segue até o dia 06 de abril, nos horários de 08h às 12h e 14h às 18h, e conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento do Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA).