3. Mobilidade e Trânsito
  4. Atenção condutor: SMT implanta sentido único nas Ruas Irurá e Coaraci Nunes, no Caranazal
Atenção condutor: SMT implanta sentido único nas Ruas Irurá e Coaraci Nunes, no Caranazal Autor: Tadeu Pinho

Tadeu Pinho
Mudanças já estão em vigor e buscam melhorar a fluidez no trânsito na área.

Como parte das estratégias para melhorar a mobilidade urbana, na perspectiva de redução dos sinistros de trânsito em pontos de conflitos em vias públicas de grande movimentação é que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), implantou sentido único em duas importantes vias do bairro Caranazal: a Rua Irurá e Rua Coaraci Nunes.

O titular da SMT, Alberto Portela, deu mais detalhes sobre estas mudanças.

"Continuamos com importantes melhorias na mobilidade no trânsito de Santarém, por meio do projeto binário, que garante maior fluidez ao trânsito para os veículos e maior segurança aos pedestres e ciclistas. Com esse projeto, temos reduzido significativamente os sinistros de trânsito em pontos que eram geradores de conflitos em áreas de circulação de condutores e pedestres, a exemplo da Coaraci e Irurá que transpassam a grande área comercial do bairro Caranazal”.

Edson Nascimento de Oliveira, morador da Rua Bauru, rua próxima das duas vias que receberam a mudança de sentido, aprovou o trabalho de implantação do projeto binário das vias.

"Ficou melhor assim, com certeza vai ter menos acidente. Dava muito problema aqui, inclusive acidente com morte, de vez em quando dava um problema. Com o tempo, as pessoas vão se acostumar com essa mudança. Foi muito boa essa ideia da Prefeitura".

A Rua Irurá passa a ter sentido único de tráfego, com início na Travessa Clementino de Assis até a Avenida Cuiabá. A Rua Coaraci passa a ter sentido único de tráfego, no perímetro da Avenida Cuiabá até a Travessa Silva Jardim. Ambas as vias receberam sinalização e os agentes de trânsito realizam trabalho de orientação aos condutores e pedestres para melhor adaptação.

Reunião com representantes de colégios da área central - O secretário Alberto Portela recebeu na última quinta-feira, 04, na sede da SMT, representantes dos Colégios Carequinha, Dom Amando e Santa Clara, três dos maiores educandários privados, situados na área central da cidade. A reunião teve a finalidade de buscar estratégias para melhorar o ordenamento do trânsito nas vias que dão acesso às escolas, principalmente, nos horários de entrada e saída do alunos, quando há aumento considerável no tráfego de veículos, prejudicando o fluxo normal no trânsito.