A contagem regressiva para o 104º Círio de Nossa Senhora da Conceição já começou. Após dois anos sem a tradicional procissão da padroeira de Santarém, o círio retorna ao formato original neste domingo, 27. Para garantir a fluidez e segurança deste importante momento para a comunidade católica, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), fará uma operação especial e orienta que motoristas e moradores não estacionem no trajeto.
O círio sairá da Igreja de São Sebastião e seguirá pelas Avenidas São Sebastião, Cuiabá e Tapajós até chegar a Praça da Matriz. Portanto, a população que mora nessas ruas deve retirar veículos, caçambas de entulhos e quaisquer outros materiais que possam interferir no percurso. A retirada deve ser feita das 16h do sábado, 26, às 16h do domingo, 27.
Os agentes de fiscalização de trânsito da SMT estarão em operação nas ruas, realizando o monitoramento de todo o circuito. Estima-se que o círio deve levar mais de 200 mil pessoas às ruas de Santarém.
O titular da pasta de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus, reforça o pedido de colaboração com a fluidez da procissão nas vias para a livre circulação dos romeiros.
“Este final de semana é especial para os santarenos e, por isso, pedimos o apoio de todos para que não estacionem, nem obstruam as vias da procissão. A partir de sábado a tarde, nós estaremos com equipes nas ruas monitorando todo o percurso e orientando as pessoas para que não estacionem nesses perímetros, bem como não obstruam as calçadas. Nós continuaremos operando também no domingo, juntamente com os demais órgãos de segurança”, reiterou Paulo.