A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), realizou uma blitz educativa em alusão aos 18 anos da Lei Seca no Brasil, celebrados neste mês de junho. A ação aconteceu em parceria com colaboradores do Grupo CGB e da Equatorial Energia Pará, reunindo agentes de trânsito e equipes das empresas em um trabalho conjunto de conscientização voltado aos condutores que trafegavam pela cidade.
A iniciativa, coordenada pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMT, teve caráter exclusivamente educativo e buscou sensibilizar motoristas, motociclistas e demais usuários das vias sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito, especialmente quanto aos riscos da combinação entre álcool e direção.
Durante a blitz, os veículos foram abordados de forma orientativa. Os condutores receberam informações sobre os principais dispositivos da Lei nº 11.705/2008, conhecida como Lei Seca, que, há 18 anos, representa um dos maiores avanços da legislação brasileira na preservação de vidas no trânsito. A norma endureceu as penalidades para quem dirige sob efeito de álcool, estabelecendo tolerância zero e fortalecendo tanto a fiscalização quanto as ações permanentes de educação para o trânsito.

Além das orientações prestadas pelas equipes, foram distribuídos folders educativos, ventarolas informativas e brindes, como chaveiros e lixocars, todos contendo mensagens voltadas à responsabilidade no trânsito, à direção defensiva, ao respeito à vida e à valorização de escolhas conscientes ao volante.
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Marcelino Xavier, destacou que a educação é um dos pilares fundamentais da política de mobilidade desenvolvida pelo município.
“A Lei Seca completa 18 anos mostrando que fiscalização e educação caminham juntas. Nosso objetivo é conscientizar antes de punir. Cada abordagem educativa representa uma oportunidade de preservar vidas e fortalecer uma cultura de responsabilidade no trânsito.”
O chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da SMT, João Betcel, ressaltou que a mudança de comportamento é construída por meio da informação.
“Quando conversamos diretamente com os condutores, entregamos materiais educativos e esclarecemos dúvidas, estamos plantando uma semente de conscientização. O trânsito seguro depende das escolhas de cada cidadão, e essas ações aproximam a educação da população.”

A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Grupo CGB, Jociane Colares, enfatizou a importância da integração entre o poder público e a iniciativa privada.
“Participar desta ação demonstra nosso compromisso com a segurança das pessoas, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. Acreditamos que as empresas também têm um importante papel social na promoção da educação e da prevenção, contribuindo para um trânsito mais humano.”
O gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Energia Pará, Gilliard Vaz Oliveira, afirmou que a parceria amplia o alcance das campanhas de conscientização.
“A Equatorial entende que a segurança é um valor que deve estar presente em todas as atividades. Apoiar uma campanha como esta é reforçar nosso compromisso com a preservação da vida e incentivar atitudes responsáveis que fazem diferença para toda a sociedade.”
A Prefeitura de Santarém segue investindo em ações educativas, preventivas e de conscientização, em parceria com instituições públicas e privadas, reafirmando seu compromisso com a preservação da vida, a formação de condutores mais responsáveis e a construção de um trânsito cada vez mais seguro, humano e sustentável para toda a população.
Autor:
Fabrício Galúcio/ CCOM