Em 2022, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), continou investindo fortemente em prevenção, aumentando o número de agentes de trânsito e melhorando o tráfego urbano com a implantação de sinalização vertical, horizontal, faixas de pedestres, entre outras medidas que garantiram a redução do número de acidentes, contribuindo com a missão do governo em tornar o trânsito mais humanizado e seguro.
Um novo sistema de sinalização gráfica horizontal e vertical vem sendo implantado pela SMT, desde 2017 e continuaram em 2022. Os exemplos são as faixas de pedestres elevadas implantadas em frente a prédios públicos e áreas com grande circulação de pedestres. Já foram mais de 20 faixas, a exemplo das que foram entregues, por exemplo, na Rodovia Fernando Guilhon, Rua Ismael Araújo e Avenida Curuá-Una.
Para tornar o trânsito cada vez mais humanizado, a Prefeitura investiu no aumento do contingente de agentes de trânsito. No mais recente concurso público municipal, foram ofertadas 50 vagas para este cargo . Os candidatos aprovados passaram por curso de formação teórico e prático e no mês de março, após a posse, já devem estar nas ruas, contribuindo com a prevenção e alertando condutores de veículos sobre práticas perigosas no trânsito.
Além da contratação de mais agentes de trânsito, a SMT continuou, em 2022, as campanhas de educação no trânsito. Foram 69 atividades realizadas entre blitz, palestras, rodas de conversas, ações nas escolas, passeios ciclísticos, panfletagens, ações externas e intermunicipais. Diante de uma frota de veículos cada vez maior, em 2021 tínhamos 118.523 veículos, diante de 124.960 veículos no ano passado, a SMT realizou a implantação de 233 pontos de sinalização horizontal e faixas de pedestres em semáforos e instituições, 297 pontos de sinalização vertical e 308 ações de manutenção em semáforos, além de novas alternativas, que começaram em 2021, com a sinalização "direita livre" e os sistemas de tráfego binário.
Atentando sempre para a segurança, a SMT realizou, no ano passado, 821 vistorias entre ônibus, táxis, mototáxis e veículos de transporte por aplicativo. Além de emitir 2.694 licenças para motoristas de transporte por aplicativo, de 08 empresas cadastradas; 559 licenças de tráfego permissionário para mototaxistas e 530 licenças para motoristas de táxi.
"As nossas ações operacionais, vinculadas, agora, com o aumento do nosso efetivo de profissionais nas ruas está gerando resultados, mas não depende só de nós e o motorista tem que fazer a sua parte. Em 2021, foram registrados 623 acidentes. No ano passado, 619. É uma leve queda que mostra que as políticas públicas de prevenção, educação e investimentos no trânsito estão tendo resultado prático, mas que o condutor tem que colaborar. Sempre bom lembrar que a responsabilidade no trânsito é uma via de mão dupla. O governo faz a sua parte, mas precisamos da colaboração da população", ressalta o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus.
O prefeito Nélio Aguiar lembrou que além das ações específicas voltadas à prevenção e segurança no trânsito, a SMT, até o final de 2022, teve papel fundamental na organização portuária, através da Coordenadoria de Portos e Transporte Aquaviário, transformada em Secretaria no início deste ano, após reforma na estrutura administrativa do Executivo, aprovada pela Câmara de Vereadores.
"Além do desafio de gerir o trânsito santareno, com uma frota de mais de 120 mil veículos para pouco mais de 350 mil habitantes, o município ganhou dois importantes equipamentos portuários: o terminal hidroviário de cargas e passageiros de Santarém e o do Distrito de Santana do Tapará. Em 2023, pretendemos continuar os investimentos no trânsito através da implantação de novos dispositivos: faixas elevadas de travessia de pedestres, conjuntos semafóricos e rotatórias; vamos avançar no ordenamento de estacionamento no centro comercial, por meio da Zona Azul e ampliar o número de vagas para idosos e pessoas com deficiência, vamos ampliar o número de abrigos de passageiros e dar continuidade à implantação do sistema binário, além de prosseguir com o nosso Plano de Mobilidade Urbana", disse o prefeito.