3. Meio Ambiente
  4. Prefeitura de Santarém realiza soltura de capivara
Prefeitura de Santarém realiza soltura de capivara Autor: Masih Saldanha Xavier

Prefeitura de Santarém realiza soltura de capivara

Masih Saldanha
A Capivara foi encontrada no bairro Aeroporto Velho, resgatada pelo ZooUnama e devolvida ao Lago do Maicá pela Semma.

Durante a manhã desta sexta-feira (7), uma equipe Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou a soltura de uma fêmea adulta de capivara silvestre no Lago do Maicá.

O animal havia sido avistado por populares do bairro do Aeroporto Velho, que acionaram o Corpo de Bombeiros para realizar o resgate. Os bombeiros por sua vez chamaram uma equipe do Zoológico da Universidade da Amazônia (ZooUnama) para avaliar se a capivara estava em condições de retornar à natureza.

Legenda da foto: Fêmea de capivara durante a soltura.

Segundo a médica veterinária Lanny Posiadlo, o animal estava saudável e pronto para voltar ao seu hábitat. “Infelizmente não pudemos medir o comprimento dela por ser muito arisca, mas a julgar pela energia e saúde dela, além de seus 25kg, com certeza ela está pronta pra voltar para a mata” explicou.

Após a avaliação do ZooUnama, a Semma levou o animal até o Lago do Maicá.

Para Mário Branco, fiscal ambiental da Semma, a ação rápida da população em chamar as autoridades para resgatar o animal foi importante para a segurança da própria capivara e da população em si. “Por ser um animal selvagem ele pode apresentar um comportamento agressivo ao encontrar outros humanos e isso pode levar a situações perigosas para ambos os lados, por isso ficamos felizes que as pessoas estão cada vez mais conscientes e nos ajudando a preservar essas espécies nos acionando quando necessário. Agora com a capivara de volta ao Lago do Maicá, tanto ela quanto as pessoas estão seguras” destacou.