3. Meio Ambiente
  4. Semma desenvolve ação de conscientização na orla da cidade
Semma desenvolve ação de conscientização na orla da cidade Autor: Ascom Semma

Semma desenvolve ação de conscientização na orla da cidade

Neysle Magalhães
Ação foi voltada aos donos e usuários de embarcações.

A manhã desta terça-feira (31) foi de conversa, orientação e cuidados relacionados ao lixo em Santarém. Isso porque uma equipe da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através da equipe de Educação Ambiental do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM), percorreu a orla da cidade distribuindo panfletos, cartazes e informação sobre poluição ambiental e descarte correto dos resíduos.

A campanha denominada Lixo tem lugar certo, faz parte de um conjunto de ações do Programa Rios Mais Limpos e é incentivada pelo prefeito Nélio Aguiar e pelo secretário João Paiva. Por meio das atuações do programa, desenvolvido no período da vazante, é possível observar que a quantidade de lixo descartada de forma irregular, em especial em frente a cidade, é gigantesca.

Prova disso, é que em uma primeira ação, realizada com o apoio dos comerciantes do centro no último domingo (22), foram retiradas quase 4 toneladas de resíduos; 70% desses materiais vinham das embarcações ou dos usuários desse tipo de transporte.

"Nosso objetivo aqui é orientar e conscientizar para um ambiente melhor. Se entendermos que cuidar dos nossos resíduos é também cuidar da nossa cidade, e principalmente, da nossa saúde, compreendemos tudo. Há diversas lixeiras pelo centro, inclusive onde ficam as embarcações. A equipe de coleta seletiva faz seu trabalho todos os dias, então, acreditamos que o que está faltando é realmente esse apoio da população”, destacou Larissa Moura, coordenadora do Programa Rios Mais Limpos.