3. Meio Ambiente
  4. Semma dá posse a novos conselheiros de Meio Ambiente e lança Projeto Super GAM
Semma dá posse a novos conselheiros de Meio Ambiente e lança Projeto Super GAM Autor: Divulgação Semma

Semma dá posse a novos conselheiros de Meio Ambiente e lança Projeto Super GAM

Neysle Magalhães
Os conselheiros empossados exercerão um mandato no biênio 2023/2025; já as escolas para a execução do Projeto serão escolhidas em uma próxima etapa.

Na última semana, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), deu posse aos novos conselheiros de meio ambiente. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM) e contou com a participação dos membros do Conselho, autoridades civis e públicas, além de colaboradores e a comunidade em geral.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) é um órgão colegiado, de caráter consultivo e de assessoramento do Poder Executivo e deliberativo no âmbito de suas competências. É composto por membros indicados pelo poder público e pela comunidade. Trata das questões ambientais propostas na lei de sua criação e nas demais leis correlatas do município.

A nomeação dos membros do Conselho foi realizada de acordo com o art. 7, caput, da Lei Municipal n.º 18.514/2010, de 14 de dezembro de 2010, que institui o Conselho Municipal de Meio Ambiente. Tendo como representantes os órgãos do poder público: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Os conselheiros empossados exercerão um mandato no biênio 2023/2025.

Na mesma cerimônia, também, foi lançado o Projeto Super GAM, que tem como foco formar crianças e adolescentes para guardas ambientais mirins, aumentando a responsabilidade social e construindo um amanhã mais verde e sustentável.

"O projeto nasce a partir de uma preocupação do prefeito Nélio, para que a secretaria pudesse levar além das paredes da secretaria, mas levar direto aos nossos estudantes do ensino fundamental, para que a gente pudesse trabalhar neles uma sensibilização para uma consciência ambiental de futuro. E o programa consiste em formar pequenos guardas, a partir de uma escolha nas escolas. Cada escola, por turno, deverá apresentar 10 alunos, os quais passarão por um período de formação, de orientação, sobre como agir no enfrentamento à poluição ambiental dentro do espaço escolar, dentro do espaço familiar, entre os vizinhos. Então, o Programa ele tem essa pegada, de buscar formar cidadãos para o futuro com uma consciência ambiental mais arraigada, uma preocupação com cada ambiente em que ele está vivendo”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, João Paiva.