3. Meio Ambiente
  4. Reuniões de retomada do Programa Municípios Verdes são realizadas em Santarém
Reuniões de retomada do Programa Municípios Verdes são realizadas em Santarém  Autor: Desconhecido

Reuniões de retomada do Programa Municípios Verdes são realizadas em Santarém

Neysle Magalhães
As reuniões ocorreram de 10 a 12, no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM).

Representantes de todos os municípios do Oeste do Pará estiveram reunidos de 10 a 12 de maio, em Santarém, para tratar da retomada do Programa Municípios Verdes.

A ideia central foi realinhar o programa que ficou comprometido durante os anos pandêmicos. Novas ações, estratégias e planejamentos foram definidos, a fim de apoiar a consolidação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o fortalecimento das gestões ambientais municipais, contribuindo com o combate ao desmatamento e à degradação florestal no estado do Pará.

O Programa Municípios Verdes, uma política de Estado estratégica para a conservação do meio ambiente no Pará, começou a ser elaborado em 2008 e foi criado e lançado em 2011. Santarém aderiu ao Programa em 2013 e dois anos depois atingiu as metas estabelecidas, recebendo o certificado.

De acordo com o secretário de meio ambiente de Santarém, João Paiva, essa é uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a sustentabilidade. “Em 2013 Santarém assinou um termo de cooperação se tornando um município verde. Desde então a gestão do Prefeito Nélio Aguiar vem dando ênfase aos projetos ligados ao meio ambiente. Por isso discussões como essa são tão importantes, porque nos ajudam a nortear as ações de gestão municipal para essa temática.”, enfatizou.