3. Meio Ambiente
  4. Reunião de planejamento traça novas metas para o projeto 'Arborizar Santarém'
Reunião de planejamento traça novas metas para o projeto 'Arborizar Santarém' Autor: Arquivo - Agência Santarém

Reunião de planejamento traça novas metas para o projeto 'Arborizar Santarém'

Neysle Magalhães
Novos plantios devem acontecer ainda em janeiro.

Uma reunião realizada nesta semana traçou novas metas e desafios para o projeto de arborização em Santarém. Pensado pela Prefeitura de Santarém e executado pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e Agricultura e Pesca (Semap), o Arborizar Santarém vem mudando a paisagem e o clima no município.

Em 2023, mais de 500 mudas foram plantadas, dividas entre a Av. Moaçara, Rodovia Fernando Guilhon e o Bosque Esperança – um projeto inovador, dentro de uma instituição privada, que tem levado um espaço de descanso, meditação e cultivo de plantas ornamentais e medicinais a toda uma comunidade.

Em 2024, as metas são ainda maiores. O objetivo é plantar, durante o chamado "inverno amazônico", mais de 1000 mudas. Tendo duas ações programadas ainda para o mês de janeiro.

"Nessa reunião de planejamento, colocamos como meta inicial plantar em torno de 1000 mudas esse ano, no inverno de 2024. A primeira ação já vai iniciar no mês de janeiro. Será no dia 23, na Serra do Saubal, com o plantio de 97 mudas de árvores, distribuídas entre a área onde será construído o mirante e o entorno do igarapé", informou Suelem Santos, coordenadora do projeto.

Este ano, outras ações, também, devem ser retomadas, como o plantio na Rodovia Fernando Guilhon, com a ideia de formar um corredor colorido de Ipês, a expansão do Bosque Esperança e a inclusão de novas áreas no entorno da Instituição.

Apesar de só ser possível plantar no "inverno", as ações de monitoramento, mapeamento de novas áreas e acompanhamento das áreas já plantadas seguem durante todo o ano.